Artefatos do encontro
Criação coletiva através do movimento e seu potencial para a revisão de discursos
DOI:
https://doi.org/10.18800/kaylla.202501.013Palavras-chave:
Criação, Discursos, Movimento, Teoria do link, DançaResumo
O objetivo deste artigo é refletir, a partir de uma perspectiva relacional, sobre os espaços de de criação a partir do corpo e do movimento nas artes cênicas. A partir das experiências de O Presidente Mais Feliz e Artilugios de la Mirada, percebemos como a emergência de ideias e emoções, tanto singulares quanto coletivas, no encontro com o outro através do movimento, gera uma trama no momento da criação que dá sentido à obra. A teoria do vínculo permite identificar as dimensões representacionais e apresentacionais que participam do encontro e nos convida a discutir como esses espaços coletivos nas artes cênicas, nos quais os significados são elaborados em conjunto, podem ser espaços a serviço de uma reflexão-ação ético-política ao promoverem a coexistência de diferentes visões sobre a realidade.
Downloads
Referências
Alegre, C. y Tudela, A. (2014). Somateca e identidad desbordada: los cuerpos como prácticas políticas de resistencia. En E. A. García y A. Fortunato (Eds.), Actas de las I Jornadas Internacionales Filosofi?as del Cuerpo. Cuerpos de la Filosofi?a (pp. 7-12). Universidad de Buenos Aires.
Bernard, M. (2019). Sense and fiction: Or the strange effects of three sensorial chiasms (A. Pakes, Trad.). Paris 8 Danse (Obra original publicada en 2001 como Sens et fiction ou les effets étranges de trois chiasmes sensoriels, en M. Bernard, De la création chorégraphique, CND, pp. 95-100). www.danse.univ-paris8.fr.
Fals Borda, O. (2015). Una sociología sentipensante para América Latina. CLACSO/Siglo del hombre.
Godard, H. (1994). The Missing gesture (D. Williams, Trad.). En IO, États de corps, 5. Ramonville St. Agne: Érès (Obra original publicada como Le geste manquant). Reeditado con permiso de Writings on Dance.
Godard, H. (2007). El gesto y su percepción. Estudis Escènics, Quaderns de l'Institut del Teatre de la Diputació de Barcelona, 32, 335-343 (Obra original publicada en 1995 como Le geste et sa perception, en I. Ginot y M. Michel, La danse au XXe siècle, Bordas).
Gomberoff, E. (2024). Clase vínculo parento filial. [Material de clase].
Kleinman, S. (2015). Los vínculos como espacio de producción entre otros. En Conferencia Regional Europea de Psicoanálisis de Pareja y Familia (AIPPF - Tavistock Centre for Couple Relationships). [Material de cátedra de la Carrera de Especialización en Psicología vincular en familia con niños y adolescentes, IUHI, Cohorte 2021].
Massumi, B. (2002). Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation. Duke University Press.
Manning, E. (2009). Relationscapes: Movement, Art, Philosophy. The MIT Press.
Milla, G. (2024, 29 de julio). El presidente más feliz: Una mirada desde el inconsciente colectivo. Epílogos no autorizados. https://rbravoruiz.wixsite.com/website/post/el-presidente-más-feliz-una-mirada-desde-el-inconsciente-colectivo
Moreno, J. (2022a). Ser Humano. La inconsistencia, los vínculos, la crianza; Tiempo y trauma: continuidades rotas. Editorial Letra Viva.
Moreno, J. (2022b). Un recorrido para hacer lugar a lo singular. Revue française de psychanalyse, 4(81), 1125-1134. https://doi.org/10.3917/rfp.814.1125
Puget, J. (6 de junio de 2003) Crisis de la representación. Conferencia anual del Departamento de Pareja AAPPdeG, Buenos Aires, Argentina.
Robles, C. (2019). Construcción de la consciencia del espacio relacional en el performer desde las experiencias de ceder (yielding) en el Body-Mind Centering y la danza Contacto Improvisación: una investigación desde la práctica [Tesis de maestría, Pontificia Universidad Católica del Perú]. http://hdl.handle.net/20.500.12404/15683
Rolnik, S. (2006). Corpo Vibratil. Esteticas de criacao e politicas de afetos. Editora 34.
Subirats, J. (2011). Otra Sociedad ¿Otra Política?: De “no nos representan” a la democracia de lo común. Icaria editorial.
Vomero, M. F. (10 de septiembre de 2024). A hora e a vez dos vaga-lumes. En Catálogo Mirada: Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos. SESC, Teatro José de Alencar, São Paulo, Brasil
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los derechos de autor de cada trabajo publicado pertenecen a sus respectivos autores.
Derechos de edición: Pontificia Universidad Católica del Perú.

