Cidadania convencional e não convencional e sua relação com a auto-eficácia política em pré-adolescentes chilenos

Autores

  • Luna Benavente Centro de Investigación para la Educación Inclusiva, Pontificia Universidad de Valparaiso https://orcid.org/0000-0001-6143-7212

    Licenciada en psicología por la Universidad Diego Portales, Chile. Diplomado en Sociedad y Ambiente por el Instituto de Filosofía y Ciencias de la Complejidad (IFICC). Asistente de investigación en el Centro de Investigación para la educación Inclusiva de la Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, Chile. Dirección postal: Las Condes, Santiago, Región Metropolitana de Santiago (Código Postal: 7550000). Contacto: luna.benavente@fcec.cl. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6143-7212

  • Benjamín Sánchez Centro de Investigación para la Educación Inclusiva
  • Andrés Rubio Universidad Andrés Bello https://orcid.org/0000-0001-8806-0697

    Doctor en psicología por la Universidad Girona, España. Investigador y director Académico del Programa de Diplomados Online. Director del Magíster en Direcciones de Empresas (MBA) de la Facultad de Economía y Negocios de la Universidad Andrés Bello, Chile. Facultad de  psicología de la Universidad Diego Portales, Chile. Dirección postal:  República 239, Santiago, Santiago, Chile (Código postal: 7500000). Contacto: andres.rubio@unab.cl. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8806-0697

  • Juan Carlos Oyanedel Universidad Andrés Bello https://orcid.org/0000-0003-4023-6926

    Doctor en derecho por la King´s College London, University of London, Reino Unido. Director del doctorado en Educación y Sociedad de la  Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Universidad Andrés Bello. Dirección postal: República 239, Santiago, Santiago, Chile (Código postal: 7630000). Contacto: Juan.oyanedel@unab.cl. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-4023-6926

  • Javier Ríos Centro de Investigación para la Educación Inclusiva, Pontificia Universidad de Valparaiso

    Licenciado en sociología por la Universidad de Chile, Chile. Asistente de investigación en el Centro de Investigación para la Educación Inclusiva de la Pontificia Universidad de Valparaíso, Chile. Dirección postal: Las Condes, Santiago, Región Metropolitana de Santiago (Código Postal: 7550000). Contacto: Javier.ríos@fcec.cl

  • Fernanda Cancino Centro de Investigación para la Educación Inclusiva, Pontificia Universidad de Valparaiso

    Licenciada en sociología por la Universidad Diego Portales, Chile. Asistente de investigación en el Centro de Investigación para una educación inclusiva de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Dirección postal: Av. El Bosque 1290, Viña del Mar. Campus Sausalito (código postal: 8591065).  Contacto: Fernanda.cancino@fcec.cl 

  • Rodrigo Torres Universidad Católica Silva Henríquez

    Doctor en Ciencias Políticas de la Universidad “Paris 1 Panthéon-Sorbonne”, Francia. Director de la Escuela de Investigación y Postgrado Facultad de Ciencias Sociales, Jurídicas y Económicas,  Escuela de Investigación y Postgrado en el Centro de Investigación en Ciencias Sociales y Juventud (CISJU) de la Universidad Católica Silva Henríquez (UCSH), Chile. Dirección postal: Román Díaz 1384, Dpto. 504, Providencia, Santiago de Chile. Código Postal: 7501195. Contacto: rtorrest@ucsh.cl

DOI:

https://doi.org/10.18800/psico.202301.018

Palavras-chave:

Participação política, Eficácia política, Movimentos sociais, Crise de representação, Sexo, Feminismo

Resumo

Houve uma crise de representação política no Chile, o que levou os jovens a reduzir sua participação eleitoral e aumentar sua participação em movimentos sociais.  Essas mudanças podem afetar a maneira como os jovens percebem sua capacidade de fazer mudanças através da política.  O objetivo deste artigo é analisar as diferenças de gênero na relação entre o senso de eficácia política interna e a importância atribuída à participação política convencional e não convencional em uma amostra de pré-adolescentes chilenos (N = 949).  O estudo foi transversal e utilizou escalas de autorrelato.  Os resultados mostram que a importância atribuída à política convencional está associada ao senso de eficácia política interna em homens e mulheres, enquanto a importância atribuída à política não convencional está associada apenas às mulheres.  Os resultados são discutidos em relação à importância de diferentes formas de participação política na formação dos jovens como cidadãos políticos, no contexto particular das mobilizações feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Benavente, L., Sánchez, B., Rubio, A., Oyanedel, J. C., Ríos, J., Cancino, F., & Torres, R. (2023). Cidadania convencional e não convencional e sua relação com a auto-eficácia política em pré-adolescentes chilenos. Revista De Psicología, 41(1), 489–521. https://doi.org/10.18800/psico.202301.018

Edição

Seção

Artículos