Aluno ou professor? Relevância sobre o clima motivacional da classe, motivação e desempenho

Autores

  • Francisco Leal-Soto Universidad de Tarapacá https://orcid.org/0000-0002-9032-8223

    Doctor en Psicología por la Universidad Autónoma de Madrid, España. Académico del Departamento de Ciencias Sociales de la Universidad de Tarapacá en Iquique, Chile e investigador principal en el Centro de Investigación para la Educación Inclusiva. Dirección postal: Covadonga 894, CP 1100723, Iquique, Región de Tarapacá, Chile. Contacto: fleal@academicos.uta.cl. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9032-8223

  • Rodrigo Ferrer-Urbina Universidad de Tarapacá https://orcid.org/0000-0001-5407-3158

    Doctor en Metodologías de las Ciencias del Comportamiento y de la Salud por la Universidad Autónoma de Madrid, España. Académico de la Escuela de Psicología de la Universidad de Tarapacá en Arica, Chile. Dirección postal: Avda. 18 de septiembre 2222, Arica, Región de Arica y Parinacota, Chile. Contacto: rferrer@academicos.uta.cl. ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-5407-3158

  • Jesus Alonso-Tapia Universidad Autónoma de Madrid https://orcid.org/0000-0001-6544-0224

    Doctor en Psicología por la Universidad Autónoma de Madrid, España. Catedrático emérito en la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Madrid, España. Dirección postal: Ciudad Universitaria de Cantoblanco, 28049, Madrid, España. Contacto: jesus.alonso@uam.es. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6544-0224

  • E. Virna Rivero Universidad Mayor de San Andrés

    Doctora en psicología por la Universidad Paul Valery. Montpellier III, Francia. Docente titular de la Universidad Mayor de San Andrés, Bolivia. Dirección postal: Av. Villazón, Monoblock Central 1995, La Paz, Bolivia. Contacto: evrivero3@umsa.bo.

  • Rocío Peredo Universidad Mayor de San Andrés https://orcid.org/0000-0002-0784-0032

    Candidata a Doctora en Psicología Social en la Universidad de Granada, España. Catedrática emérita y coordinadora del Instituto de Investigación, Interacción y Posgrado de la carrera de Psicología de la Universidad Mayor de San Andrés, Bolivia. Dirección postal: Av. Villazón, Monoblock Central 1995, La Paz, Bolivia. Contacto: peredo.rocio@gmail.com. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0784-0032

DOI:

https://doi.org/10.18800/psico.202301.004

Palavras-chave:

Orientação a objetivos, Expectativas, Crenças, Análise multinível, Modelagem de equações estruturais

Resumo

O objetivo principal foi determinar os efeitos da configuração motivacional (CM) do professor e do aluno nos níveis grupal e individual, no clima motivacional das aulas (CMC), atribuir motivação e satisfação ao professor (MASP) e desempenho estimado (ER). Os dados de 1.022 alunos do ensino médio e 50 professores bolivianos foram analisados usando modelagem de equações estruturais multinível. O MC de alunos e professores foi explicado pelo clima motivacional da escola, expectativas de auto-eficácia, orientação para objetivos e crenças sobre aprendizado, conhecimento e autoridade. O CM do professor não teve impacto no CMC, MASP e RE, mas o do aluno, especialmente o nível do grupo, que reflete elementos comuns entre os alunos de cada turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Leal-Soto, F., Ferrer-Urbina, R., Alonso-Tapia, J., Rivero, E. V., & Peredo, R. (2023). Aluno ou professor? Relevância sobre o clima motivacional da classe, motivação e desempenho. Revista De Psicología, 41(1), 87–116. https://doi.org/10.18800/psico.202301.004

Edição

Seção

Artículos