Atender as Altas Capacidades no Chile: Facilitadores e barreiras do contexto escolar

Autores

  • María Paz Gómez-Arizaga Universidad de Los Andes, Chile https://orcid.org/0000-0001-5984-6017

    Ph.D. en Educación Especial con mención en dotación y talento, University of Arizona. Profesora investigadora en la Facultad de Educación de la Universidad de los Andes. Dirección postal: Álvaro del Portillo 12.455, Las condes, Santiago, Chile. Contacto: mpgomez@ uandes.cl https://orcid.org/0000-0001-5984-6017

  • María Leonor Conejeros-Solar Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile https://orcid.org/0000-0001-9725-9753

    Doctora en Educación, Universidad de Concepción, Chile. Profesora titular de la Escuela de Pedagogía, Carrera de Educación Especial de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Dirección postal: Avenida El Bosque 1290, Campus María Teresa Brown de Ariztía, Viña del Mar, Chile. Contacto: leonor.conejeros@pucv.cl https://orcid.org/0000-0001-9725-9753

  • Katia Sandoval-Rodríguez Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile https://orcid.org/0000-0003-2871-9351

    Doctora en Ciencias de la Educación, Universidad de Granada, España. Docente de la Carrera de Educación Especial en la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Dirección Postal: Avenida El Bosque 1290. Viña del Mar, Chile. Contacto: katia.sandoval@pucv.cl https://orcid.org/0000-0003-2871-9351

  • Sandra Catalán Henríquez Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile https://orcid.org/0000-0001-9255-4681

    Doctora en Investigación e Innovación Educativa, Universidad de Málaga, España. Docente asociada de la Carrera de Educación Especial en la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Dirección postal: Avenida El Bosque 1290. Viña del Mar, Chile. Contacto: sandra. catalan@pucv.cl https://orcid.org/0000-0001-9255-4681

  • María Caridad García Cepero Consultora Independiente, Colombia https://orcid.org/0000-0001-6064-6581

    Ph.D. en Psicología Educativa – Altas Capacidades y Desarrollo de Talento, Universidad de Connecticut, Estados Unidos. Dirección postal: Diag. 57 N.1-60 Este, Torre B, Depto 502, Bogotá Colombia. Contacto: maria.caridad.garcia@gmail.com https://orcid. org/0000-0001-6064-6581

DOI:

https://doi.org/10.18800/psico.202002.012

Palavras-chave:

Alta capacidade, Atenção educacional, Escola, Barreiras, Facilitadores

Resumo

Esta pesquisa indaga as crenças que 14 integrantes das equipes de gestão de quatro escolas relatam em relação as fortalezas e os obstáculos presentes nessas escolas para o atendimento de alunos de Alta Capacidade. A análise qualitativa do conteúdo das entrevistas semiestru-turadas revela dois grandes temas, crenças e valorização, e ações e práticas. Os resultados indicam abertura ao tema, entendimento restrito da Alta Capacidade e obstáculos administrativos e técnicos para sua atenção no contexto da inclusão educativa. É necessário um esforço conjunto e sistemático que envolva toda a comunidade escolar, a fim de fornecer oportunidades reais de reconhecimento e desenvolvimento para estes alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Gómez-Arizaga, M. P., Conejeros-Solar, M. L., Sandoval-Rodríguez, K., Catalán Henríquez, S., & García Cepero, M. C. (2020). Atender as Altas Capacidades no Chile: Facilitadores e barreiras do contexto escolar. Revista De Psicología, 38(2), 667–703. https://doi.org/10.18800/psico.202002.012

Edição

Seção

Artículos