Percursos, etapas e catalisadores associados com o surgimento do talento docente

Autores

  • María Caridad García-Cepero Pontificia Universidad Javeriana
    Doctora en Psicología Educativa por la Universidad de Connecticut y profesora asociada ala Facultad de Educación de la Pontificia Universidad Javeriana. Dirección postal: Facultad de Educación, Pontificia Universidad Javeriana Cra. 7 No. 40-62 Edif. 25, Bogotá. Contacto: maria.caridad@javeriana.edu.co
  • Félix Antonio Gómez-Hernández Pontificia Universidad Javeriana
    Magíster en Educación y profesor asistente en la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá. Contacto: felixantoniogh@gmail.com
  • Darcy Milena Barrios-Martínez Pontificia Universidad Javeriana
    Magíster en Educación y profesora de cátedra en la Facultad de Educación de la PontificiaUniversidad Javeriana de Bogotá. Dirección postal: Calle 51 sur # 36-71, Bogotá, Colombia. Contacto: milebama17@yahoo.com
  • Andrea Santamaría Pontificia Universidad Javeriana
    Licenciada en Pedagogía Infantil por la Pontificia Universidad Javeriana. Contacto: a-santamaria@javeriana.edu.co
  • Laura Estefanía Castro Fajardo Pontificia Universidad Javeriana
    Estudiante de Licenciatura en Pedagogía Infantil y Licenciatura en Lenguas Modernas de la Pontificia Universidad Javeriana. Contacto: lcastrof@javeriana.edu.co
  • Andrea Sánchez Vallejo Pontificia Universidad Javeriana
    Magíster en Educación y profesora de cátedra en la Facultad de Educación de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá. Contacto: asanchezv@javeriana.edu.co.
  • Zulma Patricia Zuluaga Ocampo Pontificia Universidad Javeriana
    Magíster en Lingüística Española del Instituto Caro y Cuervo y profesora asistente de la Facultadde Educación de la Pontificia Universidad Javeriana. Contacto: zzuluaga@javeriana.edu.co

DOI:

https://doi.org/10.18800/psico.201601.004

Palavras-chave:

talento docente, educação, qualidade educativa, práticas excepcionais, estudo de caso, TIC

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da fase de exploração e contextualização do projeto “rotas de emergência do talento docente: estudos de caso com professores com uso excelente das TIC”. Esta é uma pesquisa mista-sequencial explicativa. Na primeira fase os participantes foram classificados usando um analise múltiplo de correspondências; e na segunda fase, foram analisadas três entrevistas diferentes realizadas a nove docentes, usando como marco para o analise de conteúdo das mesmas, o modelo de Gagné (2009, 2015). Esta fase iden- tifica roteiros, figuras e eventos significativos em as histórias dos entrevistados, as quais são determinantes para compreender a emergência do talento docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-06-01

Como Citar

García-Cepero, M. C., Gómez-Hernández, F. A., Barrios-Martínez, D. M., Santamaría, A., Castro Fajardo, L. E., Sánchez Vallejo, A., & Zuluaga Ocampo, Z. P. (2016). Percursos, etapas e catalisadores associados com o surgimento do talento docente. Revista De Psicología, 34(1), 85–115. https://doi.org/10.18800/psico.201601.004

Edição

Seção

Artículos