Regulação de estresse e emoções com atividades gráficas e narrativa expressiva

Autores

  • Minerva Vanegas-Farfano Universidad Autónoma de Nuevo León

    Estudiante de doctorado por la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Nuevo León, México. Dirección postal: Universidad Autónoma de Nuevo León, UANL, Fac. de Psicología. Av. Universidad S/N Ciudad Universitaria, San Nicolás de los Garza Nuevo León, C.P. 66451. México. Contacto: minerva.vanegas@gmail.com

  • Mónica González Ramírez Universidad Autónoma de Nuevo León

    Doctora en Metodología de las Ciencias del Comportamiento. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (Nivel I). Catedrática de la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Nuevo León, México. Dirección postal: Universidad Autónoma de Nuevo
    León, UANL, Facultad de Psicología. Av. Universidad s/n. Ciudad Universitaria, San Nicolás de los Garza. Nuevo León, C.P. 66451, México. Contacto: monygzz77@yahoo.com

  • Rodrigo Cantú Guzmán Universidad Autónoma de Nuevo León

    Doctor en Psicología. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. Psicólogo clínico e investigador de los Servicios Médicos de la Universidad Autónoma de Nuevo León y del Departamento de Bioquímica de la Facultad de Medicina de la Universidad Autónoma de Nuevo León. Dirección postal: Universidad Autónoma de Nuevo León, UANL, Facultad de Psicología. Av. Universidad s/n. Ciudad Universitaria, San Nicolás de los Garza. Nuevo León,
    C.P. 66451, México. Contacto: rodrigocantu@yahoo.com

DOI:

https://doi.org/10.18800/psico.201602.003

Palavras-chave:

desenho experimental, terapia artística, estresse percebido, regulação emocional

Resumo

O propósito do estudo foi avaliar o impacto das instruções dadas para o uso de atividades gráficas e escritura expressiva como uma forma de apoio no controle do estresse e das emoções. A amostra foi formada por trinta estudantes universitários. Deste modo formaram-se seis grupos experimentais, cujos efeitos foram medidos mediante a adaptação mexicana da Escala de Estresse Percebido e a adaptação da Escala de Afeto Positivo e Negativo. Os grupos foram similares no estresse percebido e nas emoções no tempo 1. Os resultados indicam que ambas variáveis melhoram depois da intervenção (tempo 2); mas com diferenças entre os grupos. Deste modo se conclui que é necessário avaliar o tipo de instruções em ambientes
experimentais e clínicos considerando estas diferenças.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Vanegas-Farfano, M., González Ramírez, M., & Cantú Guzmán, R. (2016). Regulação de estresse e emoções com atividades gráficas e narrativa expressiva. Revista De Psicología, 34(2), 293–312. https://doi.org/10.18800/psico.201602.003

Edição

Seção

Artículos