“Da árvore à imagem”: um projeto didático do STEAM para o ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202102.014Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Educação Artística, Ensino Primário, Papel, STEAMResumo
O projeto “Da árvore à imagem” é um inovação educacional interdisciplinar de, baseado na STEAM ensino. Este projeto, direcionado à última seção do Ensino Fundamental, apresenta um trabalho interdisciplinar entre as áreas de Ciências da Natureza e Educação Artística, desenvolvendo uma série de atividades que têm um denominador comum: conhecer a paisagem principal da região de Vega Alta del Segura, em Múrcia (Cieza), e suas possibilidades como possível fonte de papel. Este projeto baseia seu trabalho na realização e aplicação da metodologia educacional STEAM, combinando atividades didáticas de diversas áreas do conhecimento, mas ligadas à ciência e à arte. Resultando em um programa de 5 sessões, de uma saída didática a uma exposição artística, passando pela coleta de matéria-prima, criação de pasta de papel e teste com várias técnicas pictóricas.
Downloads
Referências
Akerson, V. L., Burgess, A., Gerber, A., Guo, M., Khan, A. T. y Newman, S. (2018). Disentangling the Meaning of STEM: Implications for Science Education and Science Teacher Education. Journal of Science Teacher Education, 29(1), 1-8 https://doi.org/10.1080/1046560X.2018.1435063
Asunción, J. (2009). El papel: técnicas y métodos tradicionales de elaboración. Baladona: Parramón.
Barker, L. (2006). Laurence Barker: Paper artist and printmaker. Recuperado de http://www.laurencebarker.com/pdf/Brochure8.5x11_web.pdf
BOE. (2014). Real Decreto N° 126/2014, de 28 de febrero, por el que se establece el currículo básico de la Educación Primaria, 19349-19420. Madrid.
Cilleruelo, L. y Zubiaga, A. (2014). Una aproximación a la educación STEAM. Prácticas educativas en la encrucijada arte, ciencia y tecnología. Investigar en psicodidáctica: una realidad en auge, 22-38. Bilbao: Universidad del País Vasco.
Delgado, E. (2013). Los paisajes en la escuela. Palencia: Universidad de Valladolid.
Dougherty, D. (2013). The Maker Mindset. En M. Honey y D. E. Kanter (Ed.) Design, make, play: Growing the next generation of STEM innovators. (pp. 7-11). Londres: Routledge.
Fernández, N. y Pujalte, A. (2019). Manual de elaboración de secuencias didácticas para la enseñanza de las Ciencias Naturales. Ushuaia: Universidad Nacional de Tierra del Fuego.
García, A. (2011). El paisaje: un desafío curricular y didáctico. Revista Didácticas Especificas, 4, 1-19.
García, J. (2011). Ripollés. Recuperado de http://www.ripolles.es/
García, J. A. (2007). Fibras papeleras. Barcelona: UPC.
Greca, I. M., Ortiz-Revilla, J. y Arriassecq, I. (2021). Diseño y evaluación de una secuencia de enseñanza-aprendizaje STEAM para Educación Primaria. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 18(1), 1802. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2021.v18.i1.1802
Greca, I. M. y Meneses Villagrá, J. A. (2018). Proyectos STEAM para la Educación Primaria. Fundamentos y aplicaciones prácticas. Madrid, España: Dextra.
Greenwald, C. (2004). The art of Caroline Greenwald. Recuperado de http://carolinegreenwald.com
Herzog, E. (2011). Elana Herzog. Recuperado de http://www.elanaherzog.com/
Libow, S. y Stager, G. (2013). Invent to Learn: Making, Tinkering, and Engineering in the Classroom. Torrance, CA: Constructing Modern Knowledge Press.
Madrid, J. M. y Pérez, M. A. (2006). El paisaje natural como centro de interés didáctico. Consejería de Educación de la Junta de Andalucía. Sevilla.
Ortiz-Revilla, J., Greca, I. M. y Arriassecq, I. (2018). Construcción de un marco teórico para el enfoque STEAM en la Educación Primaria. En C. Martínez Losada y S. García Barros (eds.), 28 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales. Iluminando el cambio educativo (pp. 823-828). A Coruña, España: Universidade da Coruña. https://doi.org/10.17979/spudc.9788497496896
Pastor, A. (2017). Análisis de la metodología STEM a través de la percepción docente. Universidad de Valladolid. España.
Pérez, J. D. (2015) STEM, STEAM... ¿pero eso qué es? Didactalia. Recuperado de http://odite.ciberespiral.org/comunidad/ODITE/recurso/stem-steam-pero-eso-que-es/58713dbd-414c-40eb-9643-5dee56f191d3
Quigley, C. F. y Herro, D. (2016). “Finding the joy in the unknown”: implementation of STEAM teaching practices in middle school science and math classrooms. Journal of Science Education and Technology, 25(3), 410-426. https://doi.org/10.1007/s10956-016-9602-z
Resnick, M. y Rosenbaum, E. (2013). Designing for tinkerability. En M. Honey y D. E. Kanter (Eds.), Design, make, play: Growing the next generation of STEM innovators (pp. 163-180). Londres: Routledge.
Sanmartí Puig, N. (2002). Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Síntesis.
Villalba, J., Castillo, C. y Cuervo, A. (2018). La pasta de papel como material de creación artística. Arte, Individuo y Sociedad, 30(1), 195-210. https://doi.org/10.5209/ARIS.57742
Villalba, J. V. (2015). Enseñanzas de la transformación a papel y obra artística a partir de hoja caduca de árboles frutales. Murcia: Editum.
Villalba, J. V. (2018). Didáctica artística y medioambiental: la estampación de materias vegetales como recurso educativo. Educatio Siglo XXI, 36(3), 275-298. https://doi.org/10.6018/j/350001
Volij, A. (2008). Papel artesanal. Recuperado de http://alejandrovolij.com.ar
Zollman, A. (2012). Learning for STEM literacy: STEM literacy for learning. School Science and Mathematics, 112(1), 12-19. https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.2012.00101.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



