Estilos de Pensamento em Estudantes Universitários de Buenos Aires

Autores

  • Agustín Freiberg Hoffmann Universidad de Buenos Aires http://orcid.org/0000-0001-8737-1186

    Doctor en Psicología. Ayudante de primera en la asignatura Teoría y Técnica de Exploración y Diagnóstico Psicológico Módulo I, de la Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires. Investigador asistente del CONICET. Dirección postal: General Juan Lavalle 2353 (1052) Capital Federal. Argentina. Contacto: afreiberg@psi.uba.ar / agustinfreiberg@gmail. com

  • Fabiana Uriel Universidad de Buenos Aires http://orcid.org/0000-0003-1575-9557

    Licenciado en Psicología y especialista en Educación. Adjunta en la asignatura Teoría y Técnica de Exploración y Diagnóstico Psicológico Módulo I, de la Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires. Dirección postal: General Juan Lavalle 2353 (1052) Capital Federal. Argentina. Contacto: furiel@psi.uba.ar

  • Rocío Giselle Fernández Da Lama Universidad de Buenos Aires http://orcid.org/0000-0003-1529-2926

    Licenciado en Psicología. Ayudante de segunda en la asignatura Teoría y Técnica de Exploración y Diagnóstico Psicológico Módulo I, de la Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires. Dirección postal: General Juan Lavalle 2353 (1052) Capital Federal. Argentina. Contacto: rociogfernandezdalama@hotmail.com

  • Mercedes Fernández Liporace Universidad de Buenos Aires http://orcid.org/0000-0001-7044-8386

    Doctora en Psicología. Titular en la asignatura Teoría y Técnica de Exploración y Diagnóstico Psicológico Módulo I, de la Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires. Investigadora principal del CONICET. Dirección postal: General Juan Lavalle 2353 (1052). Capital Federal. Argentina. Contacto: mliporac@psi.uba.ar.

DOI:

https://doi.org/10.18800/psico.202001.007

Palavras-chave:

Estilos de pensamento, Estudantes universitários, Desempenho acadêmico, Diferenças individuais

Resumo

Diferentes situações acadêmicas exigem dos alunos o uso de Estilos de Pensamento específicos para um bom desempenho no sistema universitário. Esta pesquisa tem como objetivo descrever os Estilos de Pensamento de estudantes universitários e sua relação com o desempenho acadêmico. 225 estudantes universitários de diferentes ramos de estudo participaram. Foi realizado o teste MANCOVA, que obteve efeitos multivariados significativos para as variáveis sexo, ramo de estudo e interação entre sexo e situação de trabalho. Além disso, uma análise correlacional verificou associações estatisticamente significativas entre desempenho acadêmico e estilos em estudantes de Ciências Sociais e Humanas. Os resultados são discutidos à luz da teoria e implicações práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-02-25

Como Citar

Freiberg Hoffmann, A., Uriel, F., Fernández Da Lama, R. G., & Fernández Liporace, M. (2020). Estilos de Pensamento em Estudantes Universitários de Buenos Aires. Revista De Psicología, 38(1), 165–195. https://doi.org/10.18800/psico.202001.007

Edição

Seção

Artículos