Análise de estratégias educativo para promover a convivência e disciplina no nível de pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201702.003Palavras-chave:
vida escolar, disciplina, violência, pré-escolarResumo
Este artigo discute as estratégias que têm construído alguns professores de nível
pré-escolar no México para enfrentar, a partir de sua perspectiva, os desafios de
convivência e disciplina em sala de aula são expostos. Dada a diversidade de
estratégias mencionadas procedeu-se a classificá-los em três grupos: contenção,
educacionais e de aconselhamento especializado. Alguns dos entrevistados dizem
que a sua utilização sistemática contribui para a redução de comportamentos ou
eventos de indisciplina em sala de aula causadores de distúrbios; outros expressaram incerteza sobre os resultados, portanto, recorrer a apoio especializado. Nesta contribuição é também examina se essas ações é viável por impulsionar processo de aprendizagem onde as crianças são capazes de regular sua conduta e exercer a sua liberdade de forma responsável.
Downloads
Referências
Bickmore, K. (2004). Discipline for democracy?” School districts management of conflict and social exclusion. Theory and Research in Social Education,32(1), 75-97. https://doi.org/10.1080/00933104.2004.10473244
Cascón, P. (2001). Educar en y para el conflicto. Barcelona, España: Universidad Autónoma de Barcelona. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001329/132945s.pdf
Coffey, A. & Atkinson, P. (2003). Encontrar el sentido a los datos. Estrategias complementarias de investigación. Medellín, Colombia: Editorial Universidad de Antioquia.
Cortina, A. (1996). El quehacer ético. Guía para la educación moral. Madrid: AULA XXI-Santillana.
Curwin, R., Mendler, A. & Mendler, B. (2008). Discipline with dignity. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development (ASCD).
Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI. Madrid, España: Santillana/UNESCO
Fierro, C. (octubre-diciembre, 2005). El problema de la indisciplina desde la pers-pectiva de la gestión directiva en escuelas públicas del nivel básico. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10 (27), 1133-1148.
Fierro, C. & Carbajal, P. (2003). Mirar la práctica docente desde los valores. México: Gedisa.
Fierro, C. & Fortoul, B. (2011). Escuelas que construyen contextos para el aprendizaje y la convivencia democrática. En XI Congreso Nacional de Investigación Educativa / 17. Convivencia, Disciplina y Violencia en las Escuelas / Ponencia. Recuperado de:
Fierro, C. & Lizardi, A. (2013). Investigaciones nacionales sobre convivencia escolar. En A. Furlán y T. Spitzer (coords.), Convivencia, disciplina y violencia en las escuelas 2002-2011 (pp. 87-95). México: COMIE-ANUIES.
Fierro, C. & Tapia, G. (2013). Hacia un concepto de convivencia escolar. En A. Furlán y T. Spitzer (coords.), Convivencia, disciplina y violencia en las escuelas 2002-2012 (pp. 71-86). México: ANUIES/COMIE.
Fierro, C., Carbajal, P. y Martínez-Parente, R. (2010). Ojos que sí ven. Casos para reflexionar sobre la convivencia en la escuela. México: Editorial SM.
Furlan, A. (2003). Introducción. En J. Piña, A. Furlan y L. Sañudo (coords.), Acciones, actores y prácticas educativas. La investigación educativa en México 1992-2002 (pp. 245-258). México: COMIE.
García, S. & Vanella, L. (1997). Normas y valores en el salón de clases. México: Siglo XXI-UNAM.
Hirmas, C. & Eroles, D. (coords) (2008). Convivencia democrática, inclusión y cultura de paz: Lecciones desde la práctica educativa innovadora en América Latina. Chile: Oficina Regional de Educación de la Unesco para América Latina y el Caribe. http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v11/docs/area_17/2346.pdf http://www.curriculobasica.sep.gob.mx/index.php/prog-preescolar1/prog-est-prees-programa http://www.reformapreescolar.sep.gob.mx/ACTUALIZACION/PROGRAMA/Preescolar2011.pdf
Power, F. C., Higgins, A & Kohlberg, L. (1989). Lawrence Kohlberg’s Approach to Moral Education. Nueva York, NY: Columbia University Press.
Landeros, L. & Chávez, C. (2015). Convivencia y disciplina en la escuela. Análisis de reglamentos escolares de México. México: INEE.
Latapí, P. (2003). El debate sobre los valores en la escuela mexicana. México: FCE.
Monereo, C. (coord.) (1994). Estrategias de enseñanza y aprendizaje. Barcelona, España: Graó.
Perales, C., Arias, E. & Bazdresch, M. (2014). Desarrollo socioafectivo y convivencia escolar. México: Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO).
Pereda, A., Plá, S. & Osorio, E. (2013). Disciplina e indisciplina en la escuela. Un estado del conocimiento. En A. Furlán & T. Spitzer (coords.), Convivencia, disciplina y violencia en las escuelas 2002-2011 (pp. 133-181). México: COMIE-ANUIES.
Popkewitz, T. (1988). Los paradigmas en la ciencia de la educación: sus significados y la finalidad de la teoría. En Paradigma e ideología en investigación educativa. Las funciones sociales del intelectual. Madrid: Mondadori.
Secretaría de Educación Pública (2011). Programa de estudio de Educación Preescolar. Guía para la educadora. México: SEP. Recuperado de: http://www.curri-culobasica.sep.gob.mx/index.php/prog-preescolar1/prog-est-prees-pro-grama http://www.reformapreescolar.sep.gob.mx/ACTUALIZACION/PROGRAMA/Preescolar2011.pdf
Rodríguez Gómez, G. (1999). Metodología de la investigación cualitativa. Archidona, Málaga: Aljibe.
Taylor, S. J. & Bogdan R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, España: Paidós.
Tomasevski, K. (Julio-diciembre, 2004). Indicadores del derecho a la educación. Revista Instituto Interamericano de Derechos Humanos, (40), 341-388. Recuperado de http://www.juridicas.unam.mx/publica/librev/rev/iidh/cont/40/pr/pr18.pdf
Yurén, T. (2005). Ethos y autoformación en los dispositivos de formación de docentes. En T. Yurén, C. Navia y C. Saenger (coords.), Ethos y autoformación del docente. Análisis de los dispositivos de formación de profesores (pp. 19-45). México: Ediciones Pomares.
Zurita, Ú. (2011). Análisis de las propuestas legislativas en torno a la violencia en las escuelas mexicanas: Una mirada crítica. En T. Serrano y A. Ortiz Lazcano (coords.), La investigación social en México 2011, tomo III (pp. 918-930). México: Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.
Zurita, Ú. (2013). Paradojas y dilemas de la participación social en la educación básica en México. Apuntes, 40(72), 85-115. https://doi.org/10.21678/apuntes.72.676
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



