A sensação de educação comunitária: reflexões sobre a formação de professores

Autores

  • Alma Arcelia Ramírez Iñiguez Cátedras CONACYT - México. Programa Interdisciplinario sobre Política y Prácticas Educativas (PIPE-CIDE)

    Doctora en Educación por la Universidad de Barcelona y licenciada en Pedagogía por la Universidad Nacional Autónoma de México. Su desempeño profesional y en investigación se ha centrado en la evaluación educativa, la educación inclusiva e intercultural y la inclusión social.
    Actualmente, se enfoca al estudio de los factores que propician la inclusión desde el ámbito educativo, especialmente en contextos de vulnerabilidad social. Contacto: almarceliar@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.18800/educacion.201702.004

Palavras-chave:

educação básica, relação escola comunidade, formação docente

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre as possibilidades de formar professores
de educação básica relacionado com o contexto em que desenvolvem seu trabalho
profissional. Para tanto se partirá de uma revisão conceitual sobre o vínculo
entre a educação e a comunidade, com o objetivo de explicar as características dos
processos formativos que desenvolvem dentro de uma visão comunitária, assim
como suas implicações. A partir desta análise se estabelecem algumas orientações
sobre os aspectos a serem considerados na formação do professorado, enfatizando
uma visão sistêmica da educação, dentro da qual a escola e o meio ambiente estão
inter-relacionados, e na qual o professor é um agente em contínua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bauman, Z. (2011). Daños colaterales. Desigualdades sociales en la era global. Buenos Aires, Argentina: FCE.

Bertalanffy, L. (1981). Teoría general de los sistemas: fundamentos, desarrollo y aplicaciones. Madrid, España: Fondo de Cultura Económica.

Blanco, R. & Duk, C. (2011). Educación inclusiva en América Latina y el Caribe. Aula, 17, 37-55.

Bueno, J. R. (1991). Hacia un modelo de Servicios Sociales de Acción Comunitaria. Madrid, España: Editorial Popular.

Bustos, A. (2011). Escuelas rurales y educación democrática. La oportunidad de la participación comunitaria. REIFOP, 14(2), 105-114.

Cardona, R. & Ortells, M. (2012). ¿Caminamos hacia una educación inclusiva? Edetania, 41, 105-128.

Carneiro, R. (2012). Las TIC y los nuevos paradigmas educativos: la transformación de la escuela en una sociedad que se transforma. En R. Carneiro, J. C. Toscano y T. Díaz (eds.), Los desafíos de las TIC para el cambio educativo (pp. 15-28). Madrid, España: OEI-Fundación Santillana.

Castro, M. L., Rodríguez, M. J. & Urteaga, E. (2013). Abriendo las aulas: la vinculación entre docencia, investigación y cooperación comunitaria. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 16(3), 33-47. https://doi.org/10.6018/reifop.16.3.186741

Chieh, L. & Vázquez, E. (2009). Schools consultans as agents of social justice for multicultural children and families. Journal of Educational and Psychological Consultation, 19(1), 26-44. https://doi.org/10.1080/10474410802462769

Cieza, J. A. (2006). Educación comunitaria. Revista de Educación, 339, 765-799.

Escudero, J. M. & Martínez, B. (2011). Educación inclusiva y cambio escolar. Revista Iberoamericana de Educación, 55, enero-abril.

Gallego, C. (2010). El apoyo inclusivo desde la perspectiva comunitaria. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 70(25,1), 93-109.

Gallego, C., Rodríguez, M. & Corujo, C. (2016). La perspectiva comunitaria en la educación inclusiva. Prisma Social. Revista de Investigación Social, 16, 60-110.

Gutmann, A. (2004). Unity and diversity in democratic multicultural education: creative and destructive tensions. En J.A Banks (ed.), Diversity and Citizenship Education: Global Perspectives (pp. 71-96). San Francisco, CA: Jossey Bass.

Hidalgo, N., Siu, S. F., Bright, J., Swap, S. & Epstein, J. (1995). Research on families, schools and communities: A multicultural perspective. En J. Banks y C. A. McGee-Banks (eds.), Handbook of Research on Multicultural Education (pp. 498-524). Nueva York, NY: Macmillan Publishing.

Jaramillo, J. (2007). Las metáforas de lo comunitario. A propósito de una lectura crítica sobre el sentido de lo comunitario en la óptica de Zygmunt Bauman. Reflexión Política, 9(18), 20-31.

Johansen, P. & Nielsen, N. (2012). Bridging between the regional degree and the community approaches to rurality. A suggestion for a definition of rurality for everyday use. Land Use Policy, 29, 781-788. https://doi.org/10.1016/ j. landusepol.2011.12.003

Lavaniegos, L. (2008). Competencias fundantes: sentido de auto apropiación y sentido comunitario. Xihmai, 3(5), 1-11.

Maya, I. (2004). Sentido de comunidad y potenciación comunitaria. Apuntes de Psicología, 22(2), 187-211.

Meza, M. (2011). El proyecto educativo integral comunitario: un instrumento para la promoción de la participación del docente. Investigación y Postgrado, 26(1), 129-154.

Moriña, A. & Parrilla, A. (2006). Criterios para la formación permanente del profesorado en el marco de la educación inclusiva. Revista de Educación, 339, 517-539.

Neirotti, N. (2008). De la experiencia escolar a las políticas públicas. Proyectos locales de equidad educativa en cuatro países de América Latina. Buenos Aires, Argentina: IIPE-UNESCO.

Perrenoud, P. (2005). El oficio de alumno y el sentido del trabajo escolar. Madrid, España: Editorial Popular.

Ramírez, A. (2016). Repensar la inclusión social desde la educación: algunas experiencias en América Latina. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 5(1), 177-194.

Ramos, I., Holgado, D. & Maya, I. (2014). El clima organizativo y el sentido de comunidad en la implicación comunitaria de las agrupaciones de las artes escénicas. Apuntes de Psicología, 32(2), 107-117.

Rodríguez, M. (2006). El asesoramiento comunitario y la reinvención del profesorado. Revista de Educación, 339, 59-75.

Simón, C., Giné, C. & Echeita, G. (2016). Escuela, Familia y Comunidad: Construyendo alianzas para promover la inclusión. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 10(1), 25-42. https://doi.org/10.4067/S0718-73782016000100003

Subirats, J. (2003). Participación y responsabilidades de la comunidad en la educación. Revista de Educación, 330, 217-236.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2005). Guidelines for inclusion: ensuring access to education for all. París: Unesco.

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Ramírez Iñiguez, A. A. (2017). A sensação de educação comunitária: reflexões sobre a formação de professores. Educacion, 26(51), 79–94. https://doi.org/10.18800/educacion.201702.004

Edição

Seção

Artículos