Percepção de estudantes que entram para estudar pedagogia do que é um bom cidadão, instituições públicas e a eficácia da ação política
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201801.004Palavras-chave:
percepções, bom cidadão, instituições públicas, ação políticaResumo
O artigo informa os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo estudar as concepções com as que ingressam o universo de estudantes de licenciatura a estudar na Universidad de Concepcióm, sobre o que é um bom cidadão, as instituições públicas, e a efetividade da ação política.
A pesquisa, de caráter quantitativo e exploratório, utilizou como instrumento para colher a informação o questionário de conceitualizações, atitudes e ações utilizado no exame da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), aplicada no Chile em 1999 e em 2009 na educação em geral (Mineduc, 2004).
Os resultados demonstraram que os estudantes, ao começar seus estudos em licenciatura, manifestam um baixo interesse e compreensão da política e, ao mesmo tempo, uma confiança muito baixa nas instituições públicas como o governo, o Congresso, a polícia, os tribunais de justiça e os partidos políticos.
Destacando-se pela avaliação que fazem dos seus direitos, do papel do Estado e das oportunidades que oferece a democracia.
Downloads
Referências
Agudelo-Ramírez, A., Murillo-Saá, L., Echeverry-Restrepo, L. y Patiño-López, J. A. (2013). Participación ciudadana y prácticas políticas de jóvenes en la cotidianidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 11(2), 587-602. https://doi.org/10.11600/1692715x.1129250612
Amadeo, J., Torney-Purta, J., Lehmann, R., Husfeldt, V. y Nikolova, R. (2002). Civic knowledge and Engagement. An IEA study of upper secondary students in sixteen countries. Ámsterdam: International Association for the Evaluation of Educational Achievement. En Estudio Internacional de Educación Cívica. Santiago: Mineduc, 2004.
Bolívar, A. (2007). Educación para la ciudadanía. Algo más que una asignatura. Barcelona: Graó.
Cerda, A. M., Egaña, M. L., Magendzo, A., Santa Cruz, E. y Varas, R. (2004). El complejo camino de la formación ciudadana. Una mirada a las prácticas docentes. Santiago: LOM.
Egaña, L. (2003). Reforma Educativa y Objetivos Fundamentales Transversales. Los dilemas de la innovación. Santiago de Chile: PIIE.
Kerr, D. (1999). Citizenship education: An international comparison. National Foundation for Educational Research in England and Wales NFER/ qualifications and curriculum authority in England QCA. Londres: N.F.R.
Kerr, D. (2002). An International Review of Citizenship in the Curriculum: The IEA National Case Studies and the INCA Archive [Una Revista Internacional de Ciudadanía en el Plan de Estudios: Los estudios de caso de la AIE Nacionales y el Archivo INCA]. En G. Steiner-Khamsi, J. V. Torney-Purta y J. Schwille (eds.), New Paradigms and Recurring Paradoxes in Education for Citizenship: An International Comparison [Nuevos para-digmas y paradojas recurrentes en educación para la ciudadanía: una comparación internacional] (pp. 207-237). Ámsterdam: Elsevier Pres.
Lizcano, F. (2012). Conceptos de ciudadano, ciudadanía y civismo. Polis (Santiago), 11(32), 269-304. Recuperado el 01 de diciembre de 2014, de https://doi.org/10.4067/S0718-65682012000200014
Magendzo, A. (2004). Educación y ciudadanía: construyendo ciudadanía desde el currículum oficial y la cotidianidad de la escuela. Una lectura desde la investigación. PIIE Seminario Internacional. Reformas Curriculares en los noventa y la construcción de ciudadanía.
Marshall, T.H. y Bottomore, T. (1998). Ciudadanía y clase social. Madrid: Alianza Editorial.
Martínez, J. (2003). Ciudadanía, poder y educación. Barcelona: Graó.
Navarro, J. (2005) Las encuestas de jóvenes en Iberoamérica. Un recuento de experiencias recientes. Jóvenes, Revista de Estudios de la Juventud, 23, julio diciembre, 148-209.
Mayol, A., Rosenkranz, C. & Ortiz, C. (2013). El Chile profundo: modelos culturales de la desigualdad y sus resistencias. Santiago: Liberalia Ediciones Ltda.
Mineduc (2004). Educación Cívica y el ejercicio de la ciudadanía. Los estudiantes chilenos en el estudio internacional de Educación Cívica. Santiago.
Muñoz, C. y Torres, B. (2014). La formación ciudadana en la escuela: problemas y desafíos. Revista Electrónica Educare, 18(2), 1-13. Recuperado de https://doi.org/10.15359/ree.18-2.12
Muñoz, C. y Victoriano, R. (2009). El desafío de la Formación Ciudadana. Principios para un modelo de integración curricular en Lenguaje y Comunicación y Estudio y Comprensión de la Sociedad para la EGB. FONIDE F. 310894. Ediciones Universidad de Concepción.
Nussbaum, M. (2005). El cultivo de la humanidad: una defensa clásica de la reforma en la educación liberal (Juana Pailaya, trad.). Barcelona: Paidós.
Paredes, J. P. (2011). Ciudadanía, participación y democracia deuda y déficit en los 20 años de «Democracia» en Chile. Polis (Santiago), 10(28), 473-499. Recuperado el 01 de diciembre de 2014, de https://doi.org/10.4067/S0718-65682011000100022
PNUD (2014). Informe Auditoría a la Democracia. Más y mejor democracia para un Chile inclusivo. Santiago: Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo.
Reyes, L., Campos, J., Osandón L. & Muñoz, C. (2013). El profesorado y su rol en la formación de los nuevos ciudadanos: desfases entre las comprensiones, las actuaciones y las expectativas. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 39(1), 217-237. Recuperado el 01 de diciembre de 2014, de https://doi.org/10.4067/S0718-07052013000100013
Riba, J. (2006). Filosofía Política, República y educación del ciudadano. Res publica, 16(1), 61-76.
Rivera, N. y Lissi, M. (2004). La Responsabilidad Social: Cómo la Viven Tres Grupos de Estudiantes de Enseñanza Media en Chile. Psykhe [online], 13(2), 117-130 [citado 2015-05-12]. Disponible en: https://doi.org/10.4067/S0718-22282004000200009
Rojas, J. (2012). Sociedad bloqueada. Movimiento estudiantil, desigualdad y despertar de la sociedad chilena. Santiago: Ril Editores
Torres, A., Álvarez, N. y del Roble, M. (2013). La educación para una ciudadanía democrática en las instituciones educativas: Su abordaje sociopedagógico. Revista Electrónica Educare, 17(3), 151-172. Recuperado de http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/issue/current
Wester, J. H. (2008) Dimensiones y retos de una educación para la responsabilidad ciudadana. Utopìa y Praxis Latinoamericana [online], 13(42), 55-69. [citado 2015-05-12], Disponible en http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S131552162008000300004&script=sci_arttext
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



