Modelo de Monitoramento e Apoio aos Alumni (SAG), uma visão holística da gestão da qualidade na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201801.011Palavras-chave:
monitoramento dos alumni, gestão da qualidade na educação superior, qualidade da educação, relevância da educaçãoResumo
As universidades têm entre as suas responsabilidades ofereçer uma educação de qualidade, e que a mesma beneficie aos seus estudantes, alumni, organizações e a sociedade em geral. O apoio aos seus alumni torna-se numa importante fonte de feedback do currículo, verificando a qualidade da formação e da sua coerência com os requisitos de desempenho profissional. No entanto, há dificuldade em estabelecer e manter esse relacionamento para o benefício mútuo das instituições de ensino e dos alumni. O Modelo de Monitoramento e Apoio aos Alumni (SAG), apresentado neste artigo, foi projetado a partir duma perspectiva holística, o qual garante os benefícios para os atores que interagem nele. O modelo SAG foi validado e pode ser adoptado e/ou adaptado por instituições de ensino para criar ou fortalecer o relacionamento com os seus alumni.
Downloads
Referências
Comisión Nacional de Acreditación – CNA (2015). Resolución No. DJ009-4. Criterios de evaluación para la acreditación de carreras profesionales con licenciaturas y programas de licenciaturas. Recuperado de https://www.cnachile.cl/Criterios%20y%20 Procedimientos/ DJ%20009-4%20Criterios.pdf
Comisión Nacional de Acreditación – CNA (2014). Guía para la autoevaluación interna de acreditación institucional. Universidades. Recuperado de https://www.cnachile.cl/ SiteAssets/Lists/Acreditacion%20Institucional/AllItems/Gui%CC%81a%20para%20la20 autoevaluacio%CC%81n%20interna%20Universidades.pdf
Consejo de Evaluación, Acreditación y Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior - CEAACES (2015). Modelo genérico de evaluación del entorno de aprendizaje de carreras presenciales y semipresenciales de las universidades y escuelas politécnicas del Ecuador (versión matricial-Versión 2.0). Quito: CEAACES.
Consejo Nacional de Acreditación - CNA (2013). Lineamientos para la acreditación de programas de pregrado. Bogotá: CNA.
Consejo Nacional de Educación Superior - CESU (2014). Acuerdo 03: Lineamientos para el proceso de acreditación de instituciones de educación superior. Recuperado de http//www.cna.gov.co71741/articles-186359_Acuerdo_3_2014_Lin_Acr_IES.pdf
Consejo para la Acreditación de la Educación Superior - Copaes (2016). Marco General de Referencia para los Procesos de Acreditación de Programas Académicos de Tipo Superior (Ver.3.0). México: Copaes.
De la Cruz, A. (2009). Graduados universitarios Lasallistas y calidad educativa. Revista de la Universidad de La Salle, 48, 268-278.
Garzón, A. (2013). La mejora continua y la calidad en instituciones de formación profesional. El proceso de enseñanza-aprendizaje. Barcelona: publicaciones UAB.
Garzón, A. (2014). Programa de seguimiento y acompa-amiento a graduados-SAG. Milagro: UNEMI.
González, J., Wagenaar, R. y Beneitone, P. (2004). Tuning-América Latina: un proyecto de las universidades. Revista Iberoamericana de Educación, 35, 151-164.
González, L. y Larraín, M. (2005). Formación universitaria basada en competencias, aspectos referenciales. En Memorias del seminario internacional Currículo Universitario por Competencias. Barranquilla: Universidad del Norte.
Jiménez, M. (2008). ¿Cómo medir la percepción de la responsabilidad social en los diversos estamentos de la universidad? Una experiencia concreta. Revista Educación y Sociedad. Nueva Época, 2, 140-161.
Jiménez, Y., Hernández, J. y González, M. (2014). Educación superior y competencias profesionales. ¿Qué debe saber el docente? Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, 1, 1-13.
Larrán, J. y Andrades, F (2013). El marco conceptual de la responsabilidad social universitaria. Granada: Alianza Grupo Género, S.L.
Ley Orgánica de Educación Superior-LOES (2010). Registro oficial del Ecuador No.298, de 12 de octubre 2010.
Ministério da Educaçao, Inep, Daes (2015). Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - presencial e a distância. Recuperado de http:download.inep.gov.br/educacao_
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (2010). Instrumento de avaliação para credenciamento de instituição de educação superior. Recuperado de http://download.inep.gov.br/download/superior/institucional/2010/instrumento_avaliacao_para_credenciamento_IES.pdf
Sistema Nacional de Evaluación, Acreditación y Certificación de la Calidad Educativa - Sineace (2016). Modelo de acreditación para programas de estudios de educación superior universitaria. Lima: Sineace.
Troncoso, L, Orozco, D., Duarte, J., López, A., Tabardo, C. y Flórez, J. (2013). Estado actual de las prácticas con egresados de las unidades académicas de la Universidad de Antioquia, Colombia. Revista Educación Superior, 2(166), 105-127.
Vallaeys, F. (2008). Responsabilidad social universitaria: una nueva filosofía e ges-tión ética e inteligente para las universidades. Revista Educación y Sociedad. Nueva Época, 2, 193-219.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



