A metodologia do projeto social no ensino superior: uma oportunidade para harmonizar projeto de vida e projeto de sociedade
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202101.005Palavras-chave:
Métodos de ensino, Responsabilidade, Treinamento integral, Aprendizagem situada, AvaliaçãoResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa referente à avaliação da metodologia de projeto social inicial, experiência de aprendizagem realizada pelos alunos e alunas no âmbito das atividades curriculares do plano transversal da Universidade Católica Silva Henríquez (UCSH). Essa metodologia permite vincular o projeto de vida dos jovens ao projeto da sociedade, ou seja, é uma estratégia que se desenvolve no campo, contribuindo desde o primeiro ano de universidade ao sentido de formação profissional que auxilie à construção de uma sociedade mais justa e fraterna. O artigo suscita a necessidade de validar, por meio de uma estratégia avaliativa, essa metodologia ativa e inovadora que possibilite aprendizagens significativas no campo da educação superior.
Downloads
Referências
Álvarez, J., Martínez, M., González, H. y Buenestado, M. (2017). El aprendizaje-servicio en la formación del profesorado de las universidades españolas. Revista de Pedagogía, 75(267), 199-217. https://doi.org/10.22550/REP75-2-2017-02
Batlle, R. (2013). El aprendizaje-servicio en España: el contagio de una revolución pedagógica necesaria. Madrid, España: PPC.
Brito, S., Basualto, L., Flores, C., Lizana, R. (2020). La escucha y la voz como instrumentos de intervención socioeducativa. En S. Brito, L. Basualto, R. Azócar, V. Gálvez y C. Flores (eds.), Intervención social y educativa en tiempos de pandemia (pp. 100-124). Santiago, Chile: Le Monde Diplomatique, Aún creemos en los sueños y Universidad Autónoma.
Brito, S. y Reyes, L. (2017). Hacia un curriculum basado en competencias. En S. Brito, L. Reyes y L. Basualto (comps.), Formación transversal y competencias genéricas en universidades (pp. 209-220). Santiago de Chile: UCSH.
Borgobello, A., Peralta, N. y Roselli, N. (2010). El estilo docente universitario en relación al tipo de clase y a la disciplina enseñada. Liberabit, 16(1), 7-16.
Bueno, T. y García, D. (2014). Hacía una nueva metodología docente. El proyecto social real aplicado al emprendimiento universitario. En M. Camacho (ed.), Procesos de aprendizajes de vanguardia en la enseñanza superior (pp. 193-210). Madrid, España: ACCI.
Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro. París, Francia: Unesco.
García, R. (26 de junio de 2018). La transformación de la docencia universitaria: una invitación. Aequalis, Foro de educación superior. Recuperado de https://aequalis.cl/articulos/la-transformacion-de-la-docencia-universitaria-una-invitacion/
García, X. y Rubio, L. (2010). Prácticas de ciudadanía. Diez experiencias de aprendizaje y servicio. Barcelona: Octaedro.
Jiménez, M. y Lagos, F. (2011). Nueva geografía de la educación superior y de los estudiantes. Una cartografía del sistema chileno, su actual alumnado y sus principales tendencias. Santiago, Chile: Universidad San Sebastián.
Leal, S. (2015). Innovación a la docencia. En S. Brito y S. Leal (comps.), Innovación y transversalidad en el Plan Común Universidad. Experiencias y reflexiones de los docentes de la Universidad Católica Silva Henríquez (pp. 13-16). Santiago, Chile: UCSH.
Martínez, M. (ed.) (2008). Aprendizaje servicio y responsabilidad social de las universidades. Barcelona, España: Octaedro-ICE.
Méndez, J. y Peña, J. (2017). Sistema de medición de Competencias Genéricas en asignaturas de Formación General Electiva en estudiantes de Pregrado de la Universidad de la Frontera: propuesta metodológica como un aporte en la formación Integral. En S. Brito, L. Reyes, y L. Basualto (comps.). Formación transversal y competencias genéricas en universidades. Claves para una renovación curricular con compromiso social (pp. 33-52). Santiago de Chile, UCSH.
Musre, V. (2015). Narrativa de historia y proyecto de vida. Una herramienta para el desarrollo integral de los estuantes de la UCSH. En S. Brito y S. Leal (comps.), Innovación y transversalidad en el Plan Común Universidad, (pp. 63-84). Santiago de Chile: UCSH.
Núñez, E. (2016). El proyecto social como experiencia significativa en el desarrollo profesional. En S. Brito (comp.), Desde la pedagogía del descubrimiento a la praxis innovadora (pp. 27-47). Santiago, Chile: UCSH.
Peralta, M. y Marín, J. (2020). Tendencias de la evaluación y sus perspectivas en la educación superior. Revista Saberes APUDEP, 3(2), 1-20.
Pimienta, J. (2012). Estrategias de enseñanza-aprendizaje. Docencia universitaria basada en competencias. Ciudad de México: Pearson.
Pozo, J. (2010). Teorías cognitivas del aprendizaje. Madrid, España: Morata.
Proyecto Tuning América Latina (2007). Reflexiones y perspectivas de la educación superior en América Latina. Informe final-Proyecto Tuning-América Latina 2004-2007. Bilbao, España: Universidad de Deusto.
Puig, J. (coord.) (2009). Aprendizaje Servicio (ApS). Educación y compromiso cívico. Barcelona, España: Graó.
Rodríguez, R. (2020). Aprendizaje Servicio y compromiso académico en Educación Superior. Revista de Psicodidáctica, 25(1), 45-51. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2019.09.001
Santos, M., Sotelino, A. y Lorenzo, M. (2015). Aprendizaje-servicio y misión cívica de la universidad. Una propuesta de desarrollo. Barcelona, España: Octaedro.
Tapia, M. (2006). Aprendizaje y servicio solidario. En el sistema educativo y las organizaciones juveniles. Buenos Aires, Argentina: Ciudad Nueva.
Tünnermann, C. (2006). La educación superior en el umbral del siglo XXI. Caracas, Venezuela: CRESAL Unesco.
Universidad Católica Silva Henríquez [UCSH] (2014a). Modelo de Formación Universidad Católica Silva Henríquez. Santiago de Chile: UCSH.
Universidad Católica Silva Henríquez [UCSH] (2014b). Competencias genéricas Res N°054/2014. Santiago de Chile: UCSH.
Universidad Católica Silva Henríquez [UCSH] (2016). Plan de Formación Integral. Santiago de Chile: UCSH.
Universidad Católica Silva Henríquez [UCSH] (2017). Guía procedimental. Competencias genéricas UCSH 2017. Santiago, Chile: UCSH.
Zabalza, M. (2007). La didáctica universitaria. Bordón 59 (2-3), 489-509.
Zabalza, M. (2012). Nuevos enfoques para la didáctica universitaria actual. Perspectiva 29(2), 387-416. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p387
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



