Práticas pedagógicas inovadoras mediadas por TIC
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202102.012Palavras-chave:
Inovação, Inovação Educacional, Prática pedagógica, TICResumo
Este artigo apresenta a análise de práticas pedagógicas inovadoras mediadas por TIC, realizada por professores de uma instituição de ensino em Popayán – Cauca, (Colômbia). A pesquisa é qualitativa, de desenho biográfico-narrativo, com escopo descritivo e desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a três professores. Os resultados possibilitam estabelecer que os professores aplicam inovação incremental dentro da sala de aula, com base nas necessidades curriculares e na prática cotidiana, mas não utilizam continuamente ferramentas da Web 2.0 e Ambientes virtuais de Aprendizagem, para articular trabalhos extra-classes; as razões para esta situação incluem problemas de conectividade, resistência à mudança e má gestão educacional instituciona.
Downloads
Referências
Baracaldo, D. (2019). Technology Integration for the Professional Development of English Teachers. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (46). https://doi.org/10.17227/ted.num46-10545
Bolívar, A., Domingo, J. y Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. Madrid: La Muralla.
Carballo, R. (2006). Innovación y gestión del conocimiento. Madrid: Ediciones Díaz de Santos.
Carbonell, J. (2001). La aventura de innovar. El cambio en la escuela. En Razones y propuestas educativas. Madrid: Ediciones Morata.
Estebaranz, A. (1994). Didáctica e innovación curricular. Sevilla: Universidad de Sevilla
Fullan, M. y Stiegelbauer, S. (1991). The New Meaning of Educational Change. Londres: Casell.
González, L., y Rojas, C. (2007). Aprendizajes para mejorar. Guía para la gestión de buenas prácticas, 29. MEN. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-124660_archivo_pdf.pdf
Gutiérrez, M., Gil, H., Zapata, M., Parra, L. y Cardona, C. (2018). Uso de las herramientas digitales en la enseñanza y aprendizaje universitario. Una propuesta pendiente por construir. Manizales: Universidad Católica de Manizales.
López, C. y Heredia, Y. (2017). Marco de referencia para la evaluación de proyectos de innovación educativa: Escala i. Monterrey: Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey.
Miles, M. y Huberman, A. (2014). Análisis de datos cualitativos (3rd ed.). SAGE.
Ministerio de Educación Nacional - MEN (2013). Las competencias TIC para el desarrollo profesional docente. Recuperado de: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-339097_archivo_pdf_competencias_tic.pdf
Ortiz, F. (2019). Los retos de las innovaciones educativas hoy: los docentes, las escuelas y los centros de innovación. Revista Educación y Ciudad, 2(37), 91-101. https://doi.org/10.36737/01230425.v2.n37.2019.2150
Parra, L. y Agudelo, A. (2020). Innovación en las prácticas pedagógicas mediadas por TIC. En R. Canales y C. Herrera (eds.). Acceso, democracia y comunidades virtuales (pp. 51-64). Buenos Aires: CLACSO. https://doi.org/10.2307/j.ctv1gm00v8.6
Pila, J. C., Andagoya, W. y Fuertes, M. (2020). El profesorado: Un factor clave en la innovación educativa. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 24(2), 212-232. https://doi.org/10.46498/reduipb.v24i2.1327
Rivas, A. (2017). Cambio e innovación educativa: las cuestiones cruciales. Buenos Aires: Santillana.
Rivas, M. (2010). Innovación educativa. Teoría, procesos y estrategias. España: Editorial Síntesis, S.A.
Saldaña, J. (2013). Manual de Codificación para investigadores cualitativos (2nd ed.). SAGE.
Salinas, J. (2004). Innovación docente y uso de las TIC en la enseñanza universitaria. RUSC. Revista Universidades y Sociedad del Conocimiento, 1 (1), 1-16. [Fecha de consulta 6 de abril de 2021]. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78011256001
Salinas, J. (2008). Innovación educativa y uso de las TIC. Sevilla: Universidad Internacional de Andalucia.
Unesco. (2016). Innovación educativa. París: Unesco.
Unesco. (2018a). Construyendo las destrezas digitales del mañana. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002618/261853e.pdf
Unesco. (2018b). Destrezas para un mundo conectado. París: Unesco.
Valenzuela, J. (2017). La innovación como objeto de investigación en educación: problemas, tensiones y experiencias. En M. Ramírez y R. Valenzuela (eds.), Innovación educativa. Investigación, formación y visibilidad (pp. 29-50). Madrid: Editorial Síntesis S. A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



