Treinamento pós-graduado de professores de Matemática do ensino superior em Holguín
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202201.006Palavras-chave:
Educação de pós-graduação, Educação Matemática, Formação profissional, Avaliação de impacto, Programa de mestradoResumo
A melhoria permanente dos profissionais em Cuba é uma prioridade da Educação Superior, as universidades envidam inúmeros esforços para garanti-la em todas as suas áreas; no caso dos professores de matemática, isso é imprescindível, pois além das dificuldades de aprendizagem de seus conteúdos, existe uma grande variedade na formação dos professores que os ministram. O mestrado em Educação Matemática Universitária, que se desenvolve na Universidade de Holguín, procura dar resposta a esta situação a partir da formação permanente de profissionais que atuam como docentes desta disciplina no Ensino Superior. Neste artigo, são divulgadas algumas das experiências e resultados obtidos neste programa, bem como o seu impacto no território de Holguín.
Downloads
Referências
Arce, A. L. A., Alpízar, M., López, Y. M., Ramírez, M. y Huertas, O. S. (2013). La formación inicial y continua de docentes de matemáticas en Costa Rica. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 131-173. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/12225
Blanco-Álvarez, H., Higuita Ramírez, C. y Oliveras, M. L. (2014). Una mirada a la Etnomatemática y la Educación Matemática en Colombia: caminos recorridos. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, 7(2), 245-269. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274031870016
Brito-Vallina, M., Alemán-Romero, I., Fraga-Guerra, E., Para-García, J. L., Arias-de Tapia, R. (2011). Papel de la modelación matemática en la formación de los ingenieros. Revista Ingeniería Mecánica, 14(2), 129-139. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=225117950005
Cardoso, E., Cerecedo, M. y Trejo, C. (2009) Evaluación de la organización académico-administrativa de tres programas de Maestría en Educación con relación a los parámetros establecidos por el CONACyT. Innovar, 19(Suppl. 1), 157-177. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-50512009000400012&lng=en&tlng=es
Cardoso, E. O. y Cerecedo, M. T. (2011). Propuesta de indicadores para evaluar la calidad de un programa de posgrado en Educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 13(2), 68-82. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/284
CONEVAL, (s.f.). Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social México. https://www.coneval.org.mx/Evaluacion/MDE/Paginas/Evaluacion_Impacto.aspx
De Guzmán, M. (1992). Tendencias innovadoras en educación matemática. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. Editorial Popular. https://www.oei.es/historico/edumat.htm
Escalona, M. (2007). El uso de recursos informáticos para favorecer la integración de contenidos en el área de Ciencias Exactas del preuniversitario (Tesis doctoral). Holguín. Cuba.
Font, V., Planas, N. y Godino, J. D. (2010). Modelo para el análisis didáctico en educación matemática. Infancia y Aprendizaje, 33(1), 89-105. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1174/021037010790317243 https://doi.org/10.1174/021037010790317243
Guacaneme, E. A., Obando, G., Garzón, D. y Villa-Ochoa, J. A. (2013). Informe sobre la Formación inicial y continua de profesores de Matemáticas: El caso de Colombia. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 11-49. http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/index
Libera, B. (2007). Impacto, impacto social y evaluación del impacto. ACIMED, 15(3) http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352007000300008&lng=es&tlng=es.
MES (2019). Resolución 140 de 2019. Reglamento de Educación de Posgrado. Ministerio de Educación Superior de Cuba.
Sáenz, C. y Lebrija, A. (2014). La formación continua del profesorado de matemáticas: una práctica reflexiva para una enseñanza centrada en el aprendiz. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 17(2), 219-244. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-24362014000200005 https://doi.org/10.12802/relime.13.1724
Solar, H., Ortiz, A. y Ulloa, R. (2016). MED: Modelo de formación continua para profesores de matemática, basada en la experiencia. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 42(4), 281-298. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052016000500016 https://doi.org/10.4067/S0718-07052016000500016
Torres, P. (1998). Tendencias Iberoamericanas en la Educación Matemática. ISPEJV. Material en formato electrónico. Ciudad de la Habana, Cuba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



