O processo ensino-aprendizagem de Matemática Financeira a partir da abordagem Histórico-Cultural

Autores

  • Ana Villamar Gavilanes Instituto Tecnológico de Formación https://orcid.org/0000-0001-7890-1587

    Doctorando en Educación Superior. Magíster en Educación Superior. Máster en Análisis Económico.
    Economista con Mención en Gestión Empresarial, Especialización en Teoría y Política Económica.
    Actualmente se desarrolla como catedrática en el Instituto Tecnológico de Formación y en el Instituto
    Universitario Argos, Ecuador.
    Correo electrónico: ana.villamar@formacion.edu.ec

  • Ricardo Sánchez Casanova Universidad de La Habana https://orcid.org/0000-0001-5354-6873

    Doctor en Ciencias Pedagógica, Magíster en Enseñanza de la Matemática, Licenciado en Matemática. Actualmente se desenvuelve como docente de la Facultad de Matemática y Computación, Universidad de La Habana, Cuba. Correo electrónico: ricardo.sanchez@matcom.uh.cu

DOI:

https://doi.org/10.18800/educacion.202202.010

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Abordagens de aprendizagem, Vygotsky, L.S. (I)

Resumo

Este artigo surgiu como uma síntese do primeiro capítulo da tese de doutorado intitulada "Estratégia didática para a disciplina de Matemática Financeira na Carreira de Administração de Empresas da Universidade Estadual de Milagro na República do Equador". O objetivo do artigo é sistematizar os referenciais teórico-metodológicos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática Financeira a partir da abordagem Histórico-Cultural. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental que sustenta que qualquer processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática Financeira deve ser baseado no desenvolvimento do pensamento, raciocínio e consciência social, habilidades cognitivas que facilitem a resolução de problemas e a tomada de decisão em ambientes incertos.

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

Villamar Gavilanes, A., & Sánchez Casanova, R. (2022). O processo ensino-aprendizagem de Matemática Financeira a partir da abordagem Histórico-Cultural. Educacion, 31(61), 193–213. https://doi.org/10.18800/educacion.202202.010

Edição

Seção

Ensayos