Trajetória de formação de professores de música escolar: estudo de caso em Lima-Peru
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202301.002Palavras-chave:
Trajetória formativa, Educação musical escolar, Formação de professores, Professor de músicaResumo
Este artigo apresenta a caracterização da trajetória formativa de professores de música de uma instituição educacional privada em Lima, com Bacharelado Internacional realizado em 2019. Usando formatos de currículo e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos dez professores de tempo integral do departamento de música, foram analisadas as categorias de formação inicial e contínua propostas. Os resultados mostram que as trajetórias formativas variam entre aspectos musicais e pedagógicos. A formação inicial foi principalmente em música e a formação contínua em pedagogia, devido a motivos de trabalho. Com base nessas informações, diferentes tipos de trajetórias formativas são propostas. Além disso, surgiram categorias sobre formação musical e formação no desenvolvimento da ocupação que revelam formação contínua em espaços não formais e no local de trabalho.
Downloads
Referências
Anijovich, R., Cappelletti, G., Mora, S., & Sabelli, M. (2009). Transitar la formación pedagógica. Paidós
Aranda, R., Carrillo, C., & Casals, A. (2017). Formación del profesorado de música en Chile: dos casos en la ciudad de Valparaíso. Debates/ Unirio, 18, 248-278.
Aróstegui, J., & Cisneros, E. (2010). Reflexiones en torno a la formación del profesorado de música a partir del análisis documental de los planes de estudio en Europa y América Latina. Profesorado, 14(2), 179-189. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/viewFile/42665/24570
Blanco, Y., & Peñalba, A. (2020). La formación de futuros docentes de Música en las universidades de Castilla y León: creatividad, ciudadanía y aprendizaje permanente como claves del cambio educativo. Revista Electrónica de LEEME, 4(6), 166-186. https://doi.org/10.7203/LEEME.46.17756
Bourdieu, P. (2007). El sentido práctico. Siglo Veintiuno.
Cabrera, O. (2014). La construcción de la identidad docente: investigación narrativa sobre un docente de lengua extranjera sin formación pedagógica de base [Tesis de Maestría]. Pontificia Universidad Católica del Perú. http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/bitstream/handle/20.500.12404/5495/CABRERA_BELLIDO_OSWALDO_CONSTRUCCION_IDENTIDAD.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Carabias, D. (2016). La formación inicial y continua del maestro de Educación Artística en España y Latinoamérica [Tesis de doctorado]. Universidad de Valladolid. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.1436.8889
Carrillo, C., & Vilar, M. (2014). El perfil profesional del profesorado de música: una propuesta de las competencias deseables en Ed. Primaria y Ed. Secundaria. Revista Electrónica de Música en la Educación, 33, 1-26. https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/article/view/9856
Centro de Investigaciones y Servicios Educativos. (2014). El CISE y su trayectoria en la formación continua de docentes. Pontificia Universidad Católica del Perú. http://cise.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/2015/06/libro-cise-2015-isbn.pdf
Coetzee, M., & Schreuder, D. (2018). Proactive career self-management: exploring links among psychosocial career attributes and adaptability resources. South African Journal of Psychology, 48(2), 206-218. https://doi.org/10.1177/0081246317719646
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research Methods in Education. Eighth edition. Routledge.
Del Mastro, C. (2020). Políticas públicas de formación inicial docente en el Perú. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 12(23), 83-98. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v%vi%i.282
Domínguez-Lloria, S., & Pino-Juste, M. (2020). Análisis comparativo de la formación inicial del profesorado de música de primaria y secundaria en Europa. Revista Electrónica de LEEME, 46, 224-239. https://doi.org/10.7203/LEEME.46.18033
Duarte, L. (2012). Condicionantes de la trayectoria académica y del acceso a las cátedras en la institución universitaria desde la perspectiva de la movilidad ocupacional, la orientación profesional y el sexo [Tesis de doctorado] Universidad Autónoma de Barcelona. https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/96822/ldc1de1.pdf?sequence=1
Farro, Ch. (2020). Edudatos No 40: La educación artística y su importancia para la formación integral de los estudiantes. http://escale.minedu.gob.pe/c/document_library/get_file?uuid=5400bb62-1956-4731-ab4d-82a26de63169&groupId=10156
Foresto E. (2020). Aprendizajes formales, no formales e informales. Una revisión teórica holística. Contextos de Educación, 29(21), 24-36. https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/145203/CONICET_Digital_Nro.c6f0e246-605c-469e-ae62-5c7ab3bb1503_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Gerring, J. (2007). Case Study Research. Principles and practices. Cambridge University Press.
Gómez, C., Cáceres, M., & Pineda, P. (2022). Algunas reflexiones sobre la formación del docente y el ejercicio de su práctica. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 5(2), 25-29. http://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/view/494/508
Imbernón, F. (2000). Un nuevo profesorado para una nueva universidad. ¿conciencia o presión? Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 38, 37-46.
Isbell, D. (2008). Musicians and Teachers: The Socialization and Occupational Identity of Preservice Music Teachers. Journal of Research in Music Education, 56(2), 162-178. http://www.jstor.org/stable/40343722
Lip, G. (2019). Trayectorias profesionales de formadores de docentes en servicio de Educación Básica Regular del Centro de Investigaciones y Servicios Educativos (CISE) de la Pontificia Universidad Católica del Perú [Tesis de maestría]. Pontificia Universidad Católica del Perú. http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/bitstream/handle/20.500.12404/14833/LIP_MAR%c3%8dN_GABRIELA_ALEJANDRA11.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Lozano, I. (2016). Las trayectorias formativas de los formadores de docentes en México. Actualidades Investigativas en Educación, 16(1), 1-25. https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v16n1/1409-4703-aie-16-01-00136.pdf
Marín, B., & Tamayo, G. (2005). Algunas nociones sobre el concepto formación. Una discusión preliminar en la formación de psicólogos. Revista Académica e Institucional de la UCPR, 71, 43-45. https://revistas.ucp.edu.co/index.php/paginas/article/view/2284
Mateiro, T. (2010). Músicos, pedagogos y arte-educadores con especialidad en ed. Musical. Profesorado, 14(2), 29-40. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42636/24538
Mendívil, L. (2016). Perú. En E. Batres (Ed.), Breve estudio comparativo sobre la formación del educador musical latinoamericano. Avanti-FLADEM
Mereshián, N., & Calatayud, P. (2009). Alternativas en la elección de la carrera docente. Educación, Lenguaje y Sociedad, 6(6), 251-264.
Nieva, J. A., & Martínez, O. (2016). Una nueva mirada sobre la formación docente. Universidad y Sociedad, 8(4). 14-21. http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v8n4/rus02416.pdf
Ministerio de Educación (2016). Currículo Nacional de la Educación Básica. http://www.minedu.gob.pe/curriculo/pdf/curriculo-nacional-de-la-educacion-basica.pdf
Peláez, L., & Riascos, W. (2013). Construcción del sujeto trabajador: caso de 5 docentes universitarios. Ecos, 3(1), 45-5.
Pineda, P., & Sarramona, J. (2006). El nuevo modelo de formación continua en España: balance de un año de cambios. Revista Educación, 341, 705-736. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2165310
Sánchez, C. (2017). Trayectorias profesionales docentes en posgrado: un estudio desde sus funciones. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(3), 1-21. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/484
Sánchez, C., & Huchim, D. (2015). Trayectorias docentes y desarrollo profesional en el nivel medio superior CPU-e. Revista de Investigación Educativa, 21, 148-167. http://www.redalyc.org/pdf/2831/283140301008.pdf
Stake, R. (1999). Investigación con estudio de casos. Ediciones Morata.
Vaillant, D. (2013). Formación inicial del profesorado en América Latina: dilemas centrales y perspectivas. Revista Española de Educación Comparada, 22, 185-206. https://doi.org/10.5944/reec.22.2013.9329
Yin, R. (1994). Case study research: Design and methods. Sage publications.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



