Inquérito sobre práticas de autoavaliação em estudantes peruanos estudantes de ensino superior: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202302.A003Palavras-chave:
Autoavaliação, Aprendizagem, Estudantes docentes, Estudo exploratório, MetacogniçãoResumo
O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de autoavaliação dos estudantes da profissão docente em Cusco. Foi realizado um estudo exploratório com uma amostra de 201 estudantes, sendo a maioria mulheres com idades entre 20 e 24 anos. O questionário de autoavaliação do aprendizado, previamente utilizado em instituições de ensino superior no Equador e México, foi adaptado e validado para uso no Peru. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes tem experienciado processos de autoavaliação, com uma ênfase predominantemente sumativa e com pouca clareza sobre como utilizar as informações para seus próprios propósitos de aprendizagem. As similaridades e diferenças nessas práticas são discutidas à luz da literatura. Além disso, são apresentados temas para estudos futuros visando fortalecer a cultura de avaliação.
Downloads
Referências
Allen, C. (2016). Alverno College: Lessons from an Assessment Pioneer. National Institute for Learning Outcomes Assessment NILOA Examples of Good Assessment Practice. https://www.learningoutcomesassessment.org/wp-content/uploads/2019/08/AlvernoCaseStudy.pdf
Boud, D. (1995). Enhancing Learning through Self-Assessment. Kogan Page.
Canney, M. (2014). La autoevaluación por el estudiante: aproximación a las creencias de docentes universitarios [Tesis de maestría, Pontificia Universidad Javeriana]. Repositorio de la Pontificia Universidad Javeriana.
https://repository.javeriana.edu.co/handle/10554/12356
Farro Custodio, F. (2004). Cultura de autoevaluación y calidad en la universidad peruana. Investigación Educativa, 8, 27-35. https://lc.cx/CrDxCy
Gallardo, K., & Caicedo, I. (2022). La autoevaluación: actualidad y tendencias de su práctica a favor del desarrollo de competencias profesionales. En H. Ferreyra (Ed.), Miradas y voces de la investigación educativa V. (pp. 173-198). Universidad de Córdoba, Fundación de Estudios Superiores Mons. Abraham Escudero Montoya (FUNDES).
García-Peñalvo, F. J., Corell, A., Abella-García, V., & Grande, M. (2020). Online assessment in higher education in the time of COVID-19. Education in the Knowledge Society, 21, 1-26. https://doi.org/10.14201/eks.23013
García Vázquez, N., Gómez Zermeño, M., & Heredia Escorza, Y. (2009). Una estrategia educativa para el desarrollo de una competencia metacognitiva de autorregulación en los capacitadores tutores de la modalidad indígena del CONAFE en San Cristóbal de las Casas, Chiapas. Revista EGE, 18-26.
Hernández-Sampieri, R. & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Mc Graw Hill.
Iivari, N., Sharma, S., & Ventä-Olkkonen, L. (2020). Digital transformation of everyday life – How COVID-19 pandemic transformed the basic education of the young generation and why information management research should care? International Journal of Information Management, 55(2020), 1-6. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102183
Kambourova, M., González-Agudelo, E. M. A., & Grisales-Franco, L. M.A. (2021). La autoevaluación del estudiante universitario: revisión de la literatura. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria, 33(2), 1-48. https://doi.org/10.14201/teri.23672
Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (LLECE) y Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2020). Sistemas educativos de América Latina en respuesta a la Covid-19: Continuidad educativa y evaluación. Análisis desde la evidencia del Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (Documento de programa, julio de 2020) https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374018?posInSet=3&queryId=a3bb210f-8c66-474f-a790-197a49122346
Ministerio de Educación (Minedu). (2020). Disposiciones para la evaluación formativa de los aprendizajes de estudiantes de Formación Inicial Docente de las Escuelas de Educación Superior Pedagógica.
Ministerio de Educación (Minedu) (2019). Lineamientos Académicos Generales para las Escuelas de Educación Superior Pedagógica públicas y privadas.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). (2019). Declaración Mundial sobre la Educación Superior en el Siglo XXI: Visión y Acción. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), 9(2), 97-113. https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/171
Panadero, E., & Alonso-Tapia, J. (2013). Revisión sobre autoevaluación educativa: evidencia empírica de su implementación a través de la autocalificación sin criterios de evaluación, rúbricas y guiones. Revista de Investigación en Educación, 11(2), 172-197.
Panadero, E., Brown, G. T. L., & Strijbos, J. W. (2016). The Future of Student Self-Assessment: a Review of Known Unknowns and Potential Directions. Educational Psychology Review, 28(4), 803–830. https://lc.cx/VpK07D
Pedró, F. (2020). COVID-19 y educación superior en América Latina y el Caribe: Efectos, impactos y recomendaciones políticas. Análisis Carolina, 36, 1-15. https://doi.org/10.33960/ac_36.2020
Rúa, J. A., Arcila, M., Giraldo, M. & Hoyos, A. (2007). Cultura evaluativa en la Universidad de Medellín. Las prácticas evaluativas en los pregrados y su sentido para estudiantes y profesores. En M. Ayure (Coord.), Serie: Documentos para una evaluación crítica (Vol. 4, pp. 15-38). Observatorio Nacional de Políticas de Evaluación (ONPE), Pontificia Universidad Javeriana. https://lc.cx/8REmRt
Taras, M. (2003). To feedback or not to feedback in student self-assessment. Assessment and Evaluation in Higher Education, 28(5), 549–565. https://doi.org/10.1080/02602930301678
Taras, M. (2015). Situating power potentials and dynamics of learners and tutors within self-assessment models. Journal of Further and Higher Education, 40(6), 846-863. https://doi.org/10.1080/0309877X.2014.1000283
Tuesta Torres, E. R., Cabrera Cabrera, X., & Ramos Ferañan, E. V. (2017). La Autoevaluación como parte del Proceso de Acreditación en la Universidad “Señor de Sipán”, Perú. Revista Científica Epistemia, 1(1), 1-12. https://doi.org/10.26495/re.v1i1.578
Yan, Z., Brown, G. T. L., Lee, J. C. K., & Qiu, X. L. (2020). Student self-assessment: Why do they do it? Educational Psychology, 40(4), 509-532, https://doi.org/10.1080/01443410.2019.1672038
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educacion

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



