Avaliando a liderança educacional focado na aprendizagem dos alunos

Autores

  • Marcos Sarasola Bonetti Universidad de Deusto

    Doctor en Educación (Universidad de Deusto, Bilbao), magíster en Educación y especialista en gestión de Centros Educativos (Universidad Católica del Uruguay), profesor de Ciencias Físicas. Formado en el Programa Seekers After Truth de terapias integrativas. Meditador Vipassana tal y
    como la enseña S.N.Goenka en la tradición de Sayagyi U Ba Khin. Asesor para la adaptación de la Metodología CREA a la educación. Contacto: marsaras@ucu.edu.uy

  • Carolina da Costa Universidad de Deusto

    Consultor para la capacitación de los Directores de Unidades de Internación de personas privadas de libertad del Instituto Nacional de Rehabilitación para la Organización Internacional del Trabajo / Cinterfor. Maestra de Educación Común en Institutos Normales «María Stagnero de Munar» y «Joaquín R. Sánchez». Dirección de Inicial y Primaria. Colegio Idejo, Montevideo, desde 2014. Contacto: carolinadac@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.18800/educacion.201602.007

Palavras-chave:

VAL-ED, liderança centrado na aprendizagem, avaliação

Resumo

A pesquisa indica que a liderança educacional afeta os resultados da gestão das
escolas em geral, e em particular afeta a aprendizagem do aluno. Este artigo
apresenta e analisa o VAL-ED (Avaliação Vanderbilt de Liderança em Educação)
como uma ferramenta de avaliação da gestão, a partir de pesquisas sobre liderança
centrada na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Sarasola Bonetti, M., & Costa, C. da. (2016). Avaliando a liderança educacional focado na aprendizagem dos alunos. Educacion, 25(49), 121–139. https://doi.org/10.18800/educacion.201602.007

Edição

Seção

Artículos