O projeto Mujeres Maestras del Perú. Estudo de caso sobre identidades de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201801.003Palavras-chave:
mulheres, arte-educação, cultura visual, estudo de caso, professores, identidadeResumo
Quando surge a questão do trabalho de professores é comum falar do factor profissional como elemento de primeira ordem. Os professores dizem-nos do seu vocação como algo que já aparece na infância, como um desejo explícito de dedicar-se ão ensino. Com o projeto «Mulheres Professores do Peru» nos aproximamos os pontos de vista dos professores em esta e outras questões. Foi entrevistado vinte e um professores. A maioria deles insistem em sua precocidade profissional, especialmente aqueles que trabalham em ambientes desfavorecidos.
Nossa pesquisa é qualitativa, use Pesquisa Baseada em Arts e estudo de caso.
Educação artística deve tentar visíveis as questões de identidade do corpo docente.
Este é um tributo, mas também uma reivindicação profissional. Ao realizar a coleta de dados no Peru, visitei várias escolas em Lima. Foram entrevistadas mulheres de diferentes origens sociais, idades e situações diversas. O viés profissional é muito presente em suas narrativas pessoais.
Downloads
Referências
Alonso-Sanz, A. (2016). Conciliación de la vida estudiantil, familiar y laboral de una madre universitaria. Revista de Antropología Experimental, 16, 223-233. https://doi.org/10.17561/rae.v0i16.2516
Bustamante, B. (2016). Aproximación a una re-conceptualización de la educación artística en la sociedad del conocimiento en Colombia’. Gearte, 3(2), 151-161. https://doi.org/10.22456/2357-9854.64798
Carro, A. et al. (2016). Formación profesional y competencias docentes en el estado de Tlaxcala’. Educación, XXV (49), 7-28.
Giroux, H. (1990). Los profesores como intelectuales. Barcelona: Paidós.
Giroux, H. (2013). La pedagogía crítica en tiempos oscuros. Praxis Educativa, XVII (2), 13-26.
González, J. y Subaldo, L. (2015). Opiniones sobre el desempe-o docente y sus repercusiones en la satisfacción profesional y personal de los profesores. Educación, XXIV (47), 90-114.
Hermoza, L. M. (2015). La evaluación formativa-colaborativa para la construcción de aprendizaje en los alumnos de arte y diseño. Educación, XXIV (46), 47-72.
Hernández, F., Sancho, J. M. y Rivas, J. I. (coords.) (2011). Historias de vida en educación: Biografías en contexto. Barcelona: Universidad de Barcelona.
Huerta, R. (2009). Maestras y museos. Matrimonio de conveniencia. Revista Educación y Pedagogía, 55, 89-103.
Huerta, R. (2010). Un proyecto de investigación en educación artística: aspectos identitarios de las maestras chilenas. Pulso Revista de Educación, 33, 31-59.
Huerta, R. (2012). Mujeres Maestras. Identidades docentes en Iberoamérica. Barcelona: Graó.
Huerta, R. (2013). La identidad como geografía liminar. Nuevas ideas para la educación en artes visuales. Aula de Innovación Educativa, 220, 12-17.
Huerta, R. (2014). La educación artística como motor de cambio social. Cuadernos de Pedagogía, 449, 46-50.
Huerta, R. (2015). La ciudad y sus docentes. Miradas urbanas desde las artes y la educación. Barcelona: UOC.
Huerta, R. (2016). Transeducar. Arte, docencia y derechos lgtb. Madrid-Barcelona: Egales.
Huerta, R., Alderoqui, S. y Linares, M. C. (2014). Tango y paella. Porteñas y valencianos en el comisariado de exposiciones con acento educativo. Educación, 45, 125-142.
Maeso, A. (2008). Influencia de los ámbitos familiar, educacional y mediático en la adopción de identidades por los ni-os y las niñas a través de sus dibujos. Arte, Individuo y Sociedad, 20, 107-128.
Queiroz, J. P. (2015). Os novos discursos sobre arte, agora escritos pelos artistas. Gearte, 2(2), 134-146.
Reyes, A. (2014). Cultura de la recreación, democracia y conciencia política. Educación, XXIII (44), 88-111.
Rifá, M. (2010). Narrativas autobiográficas en la investigación educativa basada en las artes y en el currículum de formación del profesorado. En Eça Agra et al., Desafios da educaçao artistica em contextos ibero-americanos (pp. 36-47). Porto: APECV.
Sennett, R. (2013). El artesano. Barcelona: Anagrama.
Stake, R. E. (1999). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



