Relação família-escola no contexto rural. Visualizações de famílias
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201801.006Palavras-chave:
família, escola, envolvimento familiar, educação ruralResumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação destinada a revelar as representações que têm os pais sobre a relação família-escola no contexto da comuna rural de Quillón, Chile. Metodologia qualitativa é utilizada, por meio de entrevistas em profundidade. São entrevistados vinte pais. Alguns resultados indicam que as famílias dão aos professores a chave para o estabelecimento de um relacinamento adequado da escola familia. Esta representação é baseada no reconhecimento da natureza burocrática da escola. Como o envolvimento das famílias é determinada pela relevância atribuída ao sucesso escolar de seus filhos é modelado. Na verdade, momentos, situações e formas em que as famílias estão relacionadas com o valor atribuído a eles para melhorar os resultados académicos.
Downloads
Referências
Alonso, C. (2014). Familia, escuela y clase social: sobre los efectos perversos de la implicación familiar. RASE, 7(2), 395-409.
Aubert, A., Elboj, C., García, R. y García, J. (2010). Contrato de Inclusión Dialógica. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24(1), 101-111.
Barrientos, C., Silva P., Antúnez, S. (2016). Competencias directivas para promover la participación: familias en las escuelas básicas. Educación, XXV, 45-62. https://doi.org/10.18800/educacion.201602.003
Bourdieu, P. y Passeron, J. (1979). La reproducción. Elementos para teoría del sistema de enseñanza. Barcelona: Laia.
Calvo, I., Verdugo, M. y Amor, A. (2016). La participación familiar es un requisito imprescindible para una escuela inclusiva. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 10(1), 99-113. https://doi.org/10.4067/S0718-73782016000100006
Cárcamo, H. (2015). Ciudadanía y educación. Imágenes sobre la formación para la ciudadanía en la escuela y sus procesos de configuración. Concepción: UBB.
Cárcamo, H. (2016). Microcentros de escuelas rurales de la provincia de Ñuble, Chile: representaciones que posee el profesorado respecto de su impacto en el quehacer pedagógico en el escenario de la nueva ruralidad. Sinéctica, 47, 1-17.
Cárcamo-Vásquez, H. y Rodríguez-Garcés, C. (2015). Rol parental educativo: aproximación a las percepciones que poseen los futuros profesores. Educación y Educadores, 18(3), 456-470. https://doi.org/10.5294/edu.2015.18.3.5
Cerletti, L. (2010). Familias y escuelas: aportes de una investigación etnográfica a la problematización de supuestos en torno a las condiciones de escolarización infantil y la categoría familia. Intersecciones en Antropología, 11, 185-198.
Colás, P. y Contreras, J. (2013). La participación de las familias en los centros de educación primaria. Revista de Investigación Educativa, 31(2), 485-499.
Coller, X. (2005). Estudio de casos. Cuadernos Metodológicos 30. Madrid: CIS.
Domingo, J., Martos, M. y Domingo, L. (2010). Colaboración familia-escuela en España. Retos y Realidades. REXE, 9(18), 111-133
Enkvist, I. (2011). La buena y la mala educación. Ejemplos internacionales. Madrid: Encuentro.
Fawaz, J. (2015). Una mirada analítica de la provincia de Ñuble desde el sector rural, la mujer y la familia. En B. Umaña (ed.), Caracterización de la provincia de Ñuble y una propuesta estratégica para el desarrollo del territorio (pp. 181-276). Concepción: Universidad del Bío-Bío
Garreta, J. (2015). La comunicación familia-escuela en Educación Infantil y Primaria. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, 8(1), 71-85.
Gubbins, V. (2012). Familia y escuela: tensiones, reflexiones y propuestas. Docencia, 46, 64-73.
Gubbins, V. (2013). La experiencia subjetiva del proceso de elección de establecimiento educacional en apoderados de escuelas municipales de la región metropolitana. Estudios Pedagógicos, XXXIX (2), 165-177. https://doi.org/10.4067/S0718-07052013000200011
Gubbins, V. (2014). Estrategias educativas de familias de clase alta. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(3), 1069-1089.
Gubbins, V. (2016). Relación familias y escuelas: ¿por qué y para qué? Santiago: Ediciones Universidad Finis Terrae.
Ilustre Municipalidad de Quillón (2105). Plan Anual de Desarrollo Educativo Municipal (Padem). Quillón.
Llevot, N. y Bernard, O. (2015). La participación de las familias en la escuela: factores claves. Revista de la Asociación de la Sociología de la Educación, 8(1), 57-60.
Martinic, S. (2006). El estudio de las representaciones y al análisis estructural del discurso. En M. Canales (ed.), Metodologías de investigación social. Introducción a los oficios (pp. 299-320). Santiago: LOM.
Moreno, I., Bermúdez, A., Mora, C., Ramos, D. y Páez, J. (2016). Representaciones sociales de los maestros sobre la familia y su rol en la escuela. Encuentros, 14(1), 119-138. https://doi.org/10.15665/re.v14i1.673
Muñoz, C., Ajagan, L., Sáez, G., Cea y Luengo, H. (2013). Relaciones dialécticas antagónicas entre la cultura escolar y la cultura familiar de niños y niñas de contextos vulnerables. Universum, 1(28), 129-148. https://doi.org/10.4067/S0718-23762013000100007
Páez, R. (2015). Familia y escuela: una alianza necesaria en la gestión escolar. Revista Iberoamericana de Educación, 67, 159-180.
Pozo, J. (1996). Aprendices y maestros. Madrid: Alianza.
Río, M. (2010). No quieren, no saben no pueden: categorizaciones sobre las familias más alejadas del campo escolar. Revista Española de Sociología, 14, 85-105.
Rivera, M. y Milicic, N. (2006). Alianza familia-escuela: percepciones, creencias, expectativas y aspiraciones de padres y profesores de Enseñanza General Básica. Psykhe, 15(1). https://doi.org/10.4067/S0718-22282006000100010
Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós.
Sampé, M., Arandia, M. y Elboj, C. (2012). Actuaciones educativas que están consiguiendo éxito educativo en centros educativos con alumnado inmigrante. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 73(26,1), 119-132.
Schilling, C. (2015). La construcción de nuevas interacciones entre familia y escuela: avanzando hacia una perspectiva comunicativa del espacio escolar. En V. Nogués y A. Precht (eds.), Nuevas formas de relación en la escuela: reflexionar y transformar (pp. 195-214). Santiago: Santo Tomás.
Stake, R. (2010). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
Subsecretaría de Desarrollo Regional [SUBDERE] (s.f.). Recuperado el 22 de abril de 2015. http://www.subdere.gov.cl/documentacion
Vélez, R. (2009). La relación familia-escuela como alianza. Aproximaciones a su comprensión e indagación. Revista Educación, Innovación y Tecnología, 3(6), 1-15.
Vieira, L. y Puigdellívol, I. (2013). ¿Voluntarios dentro del aula? El rol del voluntariado en «comunidades de aprendizaje». REXE, 12(24), 37-55.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



