O ensino da programação. Uma experiência na formação de professores da Informática
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201802.005Palavras-chave:
habilidade, Informática, processo ensino aprendizagem, formação de professoresResumo
O ensino da programação, tem entre seus objectivos essenciais a formação e desenvolvimento de habilidades por parte dos estudantes que tornem possível a resolução de problemas do âmbito escolar, profissional ou da vida práctica, tendo em conta os recursos que brindam as diferentes linguagens de programação. Na formação de professores de Informática, este processo possui características que o distinguem. O professor em formação deve desenvolver a habilidade e, ao mesmo tempo, apropiar—se dos procedimentos necessários para poder dirigir este processo na escola. Neste artigo se expõem os principiáis resultados obtidos a respeito durante o processo de ensino aprendizagem de várias disciplinas de Programação na formação de professores de informatica, com a sistematização de experiências vividas, durante nove anos.
Downloads
Referências
Aguilasocho, D. (2004). Propuesta metodológica para la enseñanza de la programación en el bachillerato mexicano. (Tesis doctoral). Instituto Superior Pedagógico «Félix Varela Morales», Santa Clara, Cuba.
Alea, M., Miqueo, J. y Aguiar, A. (2005). Consideraciones sobre las habilidades fundamentales en la enseñanza de la informática. Universidad del Deporte Nancy Uraña Romagosa. V Conferencia Internacional Científico Pedagógica de Educación Física y Deportes.
Álvarez, C. (1992). Didáctica: la escuela en la vida. La Habana: Pueblo y Educación.
Báez, J. y Onrubia, J. (2016). Una revisión de tres modelos para enseñar las habilidades de pensamiento en el marco escolar. Perspectiva Educacional. Formación de Profesores, 55(1), 94-113. Recuperado de http://www.pers-pectivaeducacional.cl
Coloma, C. R. y Tafur, R. M. (2000). Sobre los estilos de enseñanza y de aprendizaje. Educación, IX (17), 51-79. Recuperado de http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/5255/5249
Díaz, K. I. (2013). Las habilidades informáticas de la programación en la formación inicial del profesor de la especialidad Informática. (Tesis doctoral). Universidad de Ciencias Pedagógicas «Félix Varela», Santa Clara, Cuba.
Díaz, K. I. y Crespo, T. (2010). La conceptualización de las habilidades informáticas. Revista electrónica IPLAC, No.5. Recuperado de http://www.revista.iplac.rimed.cu
Expósito, C., Cruañas, J., Gener, E.J., de la Noval, N., Rivero, A. y Peñalver, L. (2001). Algunos elementos de metodología de la enseñanza de la informática. Ciudad de La Habana: Pueblo y Educación.
Ferreira, A. y Rojo, G. (2006). Enseñanza de la programación. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología., I (1), 1-8. Recuperado de http://www. teyet-revista.info.unlp.edu.ar
Fierro, E. R. (2016). Utilización de la analogía en la resolución de problemas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Programación. (Tesis doctoral). Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Santa Clara, Cuba.
Fischer, P. (2011). Theaching programming to beginners. Recuperado de http://www.2.imm.dtu.dk
Jackson, D. y Miller, R. (2009). A New Approach to Teaching Programming. Recuperado de http://people.csail.mit.edu
López, M. (1990). ¿Sabes enseñar a describir, definir, argumentar? La Habana: Pueblo y Educación.
Matthiasdóttir, Á. (2011). How to teach programming languages to novice students? Recuperado de http://ecet.ecs.ru.acad.bg
Murillo, M. (2006). Explorando el proceso de enseñanza y de aprendizaje en el área de la programación de computadoras. Revista electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 6(1), 1-28.
Navarro, A. y Roche, A. M. (2013). Investigación en educación: los procesos de sistematización de experiencias educativas. Oficios Terrestres, 1(29). Recuperado de http://perio.unlp.edu.ar
Sánchez, J. (2007). Apuntes de fundamentos de programación. Recuperado de http://lawebdelprogramador.com
Suárez, F. (2008). Modelo de enseñanza de la programación desde su dimensión didáctica basado en CUPI2. Recuperado de http://fjsuarezv.blogspot.com
Van de Velde, H. (2008). La sistematización de experiencias educativas: un espacio para la reflexión crítica y la transformación de la práctica. Managua, Nicaragua: IDE-UCA.
Vargas, C. M. (2014). Estrategias didácticas para el desarrollo de la identidad cultural en educación primaria. Educación, XXIII (45), 25-50. Recuperado de http://revistas.pucp.edu.pe
Vasconcelos, J. (2007). Basic strategy for algorithmic problem solving. Recuperado de http://www.cs.jhu.edu
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



