Ensinando sobre a guerra: Professores da escola primária e a guerra de 1879 na região de Tarapaca, Chile
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201802.008Palavras-chave:
História do ensino, guerra de 1879, professoresResumo
Este artigo examina o ensino perspectivas dela da guerra de 1879 que desenvolve professores do ensino básico na região de Tarapaca, no Chile. A este respeito, os professores implementar o currículo escolar, livros didáticos e conteúdo para os alunos de conhecimentos básicos de educação adquirem a ser internalizado para a reprodução da cidadania chilena em um espaço que foi conquistado Peru no tempo de guerra Pacífico. Estes conteúdos são uma forma de socializar a identidade nacional chilena e apreciação de eventos e heróis nacionais do conflito, a fim de criar laços de identidade e de pertença ao conceito terra natal em estudantes através de histórias de guerra.
Downloads
Referências
Cavieres, E. (2006). Chile-Perú. La historia y la escuela. Conflictos nacionales. Percepciones sociales. Valparaíso: Ediciones Universitarias de Valparaíso. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.
Cortés, G. (2008). La guerra del Pacífico: los graves errores en la enseñanza de la historia y su distorsión en los sistemas educativos en Chile, Perú y Bolivia. http://antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=1116
González, S. (2003). Chilenizando a Tunupa. La escuela pública en el Tarapacandino1880-1990. Santiago: Centro de Estudios Barros Arana.
Ley de Instrucción Primaria Obligatoria (1920). Ley 3.654. http://www.memo-riachilena.cl/602/w3-article-8876.html
Mondaca Rojas, C., Rivera Olguín, P. y Gajardo Carvajal, Y. (2014). Educación parvularia e inclusión en el norte de Chile: Formando pequeños chilenos en las aulas de Tarapacá. Alpha (Osorno), (39), 251-266. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-22012014000200017
Pagès, J. (2011). Quelle est la place de l’identité national dans les apprentissages des élèves en histoire? Le Cartable de Clio, 11, 174-181.
Ministerio de Educación (1998). Planes y Programas de Estudio.
Oliva, M. (1998). En el espacio didáctico de una historia viva. Santiago, Chile: Universidad Católica Blas Cañas, Dirección de Investigación y Extensión.
Rivera, P. (2011). La guerra de 1879 y la integración desde la enseñanza de la historia. Gobierno Regional de Tarapacá.
Santisteban, A., González, N. y Pagès, J. (2010). Una investigación sobre la formación del pensamiento histórico. R.M. Ávila, P. Rivero, P.L. Domínguez (Coords.), Metodología de investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Zaragoza: Institución Fernando el Católico. Diputación de Zaragoza/ AUPDCS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



