Ensinando sobre a guerra: Professores da escola primária e a guerra de 1879 na região de Tarapaca, Chile

Autores

  • Patricio Rivera Olguín Universidad Arturo Prat

    Doctor en Didáctica de las Ciencias Sociales y la Historia. (Universidad Autónoma de Barcelona) Académico e investigador de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Arturo Prat. Iquique. Chile. Líneas de investigación: Investigación Educativa, Didáctica de la Historia y las Ciencias Sociales, Guerra del Pacífico.

DOI:

https://doi.org/10.18800/educacion.201802.008

Palavras-chave:

História do ensino, guerra de 1879, professores

Resumo

Este artigo examina o ensino perspectivas dela da guerra de 1879 que desenvolve professores do ensino básico na região de Tarapaca, no Chile. A este respeito, os professores implementar o currículo escolar, livros didáticos e conteúdo para os alunos de conhecimentos básicos de educação adquirem a ser internalizado para a reprodução da cidadania chilena em um espaço que foi conquistado Peru no tempo de guerra Pacífico. Estes conteúdos são uma forma de socializar a identidade nacional chilena e apreciação de eventos e heróis nacionais do conflito, a fim de criar laços de identidade e de pertença ao conceito terra natal em estudantes através de histórias de guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cavieres, E. (2006). Chile-Perú. La historia y la escuela. Conflictos nacionales. Percepciones sociales. Valparaíso: Ediciones Universitarias de Valparaíso. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.

Cortés, G. (2008). La guerra del Pacífico: los graves errores en la enseñanza de la historia y su distorsión en los sistemas educativos en Chile, Perú y Bolivia. http://antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=1116

González, S. (2003). Chilenizando a Tunupa. La escuela pública en el Tarapacandino1880-1990. Santiago: Centro de Estudios Barros Arana.

Ley de Instrucción Primaria Obligatoria (1920). Ley 3.654. http://www.memo-riachilena.cl/602/w3-article-8876.html

Mondaca Rojas, C., Rivera Olguín, P. y Gajardo Carvajal, Y. (2014). Educación parvularia e inclusión en el norte de Chile: Formando pequeños chilenos en las aulas de Tarapacá. Alpha (Osorno), (39), 251-266. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-22012014000200017

Pagès, J. (2011). Quelle est la place de l’identité national dans les apprentissages des élèves en histoire? Le Cartable de Clio, 11, 174-181.

Ministerio de Educación (1998). Planes y Programas de Estudio.

Oliva, M. (1998). En el espacio didáctico de una historia viva. Santiago, Chile: Universidad Católica Blas Cañas, Dirección de Investigación y Extensión.

Rivera, P. (2011). La guerra de 1879 y la integración desde la enseñanza de la historia. Gobierno Regional de Tarapacá.

Santisteban, A., González, N. y Pagès, J. (2010). Una investigación sobre la formación del pensamiento histórico. R.M. Ávila, P. Rivero, P.L. Domínguez (Coords.), Metodología de investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Zaragoza: Institución Fernando el Católico. Diputación de Zaragoza/ AUPDCS.

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Rivera Olguín, P. (2018). Ensinando sobre a guerra: Professores da escola primária e a guerra de 1879 na região de Tarapaca, Chile. Educacion, 27(53), 128–154. https://doi.org/10.18800/educacion.201802.008

Edição

Seção

Artículos