Alguns desafios curriculares da formação cidadã e a diversidade no Chile
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201802.009Palavras-chave:
Currículo, educação em diversidade, educação inclusiva, Educação CívicaResumo
O trabalho aborda a complexa relação entre a seleção cultural do currículo que sustenta os planos e programas de estudo e a natureza diversa das sociedades onde este se insere. A partir de uma abordagem qualitativa, analizamos os discursos de docentes da Região Metropolitana sobre suas representações do político e da política, e sobre a importância do currículo e suas posibilidades para a atenção à diversidade a partir da formação em cidadania. Os resultados indicam falta de problematização da diversidade nessa materia. Novos fenômenos contemporâneos, como a valoração da formação cidadã e a diversidade, exigem uma maior atenção nos processos de desenho curricular atuais para a convivência democrática.
Downloads
Referências
Álvarez, E. (2016). Es necesario visibilizar en los estudiantes no solamente la dimensión de alumnos, sino también la de ciudadanos. Entrevista. Docencia 58(1), 43-49.
Amnå, E. y Ekman, J. (2014). Stanby citizens: diverse faces of political passivity. 10.1017/S175577391300009X
Araujo, K. y Martucelli, D. (2012). Desafíos comunes. Retrato de la sociedad chilena y sus individuos. Tomo I. Santiago de Chile. LOM.
Bajoit, G. (2003). Le changement social. Approche sociologique des societés occidentales contemporaines. París. Armand-Colin Editeur.
Barra, N. (2007). El desafío de la diversidad cultural para Chile. Arlington, MA: Intercultural Center for Research in Education (INCRE). Recuperado de http://www.incre.org/pdf/Chile.pdf
Bascopé, M., Cox, C. y Lira, R. (2015). Tipos de ciudadanos en los currículos del autoritarismo y la democracia. En C. Cox y J.C. Castillo (eds.), Aprendizajes de la ciudadanía. Contextos, experiencias y resultados (pp. 245-281). Santiago de Chile: Ediciones Universidad Católica de Chile.
Bauman, Z. (2004). Modernidad líquida. Buenos Aires: FCE.
Beck, U. (1992). La sociedad del riesgo: Hacia una nueva modernidad. Buenos Aires: Paidós.
Beck, U. (1998). ¿Qué es la globalización? Falacias del globalismo, respuestas a la globalización. Barcelona: Paidós.
Biblioteca del Congreso Nacional (BCN), Chile (2016). Crea el Plan de Formación Ciudadana para los establecimientos educacionales reconocidos por el Estado. Recuperado de https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1088963
Castillo, J. (2016). Formar ciudanía en el Chile actual: una mirada a partir del desarrollo humano. Docencia, 58(1), 18-30.
Cavieres-Fernández, E. (2017). Teacher counter stories to a citizenship education mega policy narrative. Preparing for citizenship in Chile. Journal of Curriculum Studies, 49(4), 414-436. https://doi: 10.1080/00220272.2016.1274783
Dalton, R. (2009). The Good Citizen: How a younger generation is reshaping american politics. Washington DC: QC Press.
Delgado, J. y Gutiérrez, J. (1995). Métodos y Técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madrid: Editorial Síntesis.
Díaz, M. (1985). Introducción al estudio de Bernstein. Revista Colombiana de Educación, (15), 5-17.
Dürr, K. H. (2004). The school: A democratic learning community. Estrasburgo, Francia: Council of Europe.
Dussel, I. (2004). Desigualdades sociales y desigualdades escolares en la Argentina de hoy: algunas reflexiones y propuestas. Buenos Aires: FLACSO.
Eurydice. (2005). Citizenship education at school in Europe. Bruselas, Bélgica: Autor.
Ferrâo, V. (2010). Educación intercultural en América Latina: distintas concepciones y tensiones actuales. Estudios Pedagógicos, 36(2), 333-342. https://doi.org/10.4067/s0718-07052010000200019
Galston, W. (1991). Liberal purposes. Good, virtues, and duties in the liberal state. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9781139172462
Garretón, M.A. (2010). La democracia incompleta en chile: la realidad tras los rankings internacionales. Revista de Ciencia Política, 30(1), 115-148.
Glatthorn, A., Boschee, F. y Whitehead, B. (2006). Curriculum leadership. Development and implementation. California: Sage.
Giddens, A. (1993). Consecuencias de la Modernidad. Madrid: Alianza Editorial.
González-Valencia, G. y Santisteban-Fernández, A. (2016). La formación ciudadana en la educación obligatoria en Colombia: entre la tradición y la transformación. Educación y educadores, 19(1), 89-102. https://doi.org:10.5294/edu.2016.19.1.5
Kramer, S. (2005). Infancia, cultura y currículo: desafíos para la escuela. Educación, 14(27), 33-50.
Kymlicka, W., y Norman, W. (2002). El retorno del ciudadano. Una revisión de la producción reciente en teoría de la ciudadanía. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.
Labarca, A. (1944). La educación como función social. En Bases para una política educacional (pp. 9-18). Santiago de Chile: Biblioteca Fundamentos de la Construcción de Chile, Pontifica Universidad Católica.
Mardones, R. (2015). El paradigma de la educación ciudadana en Chile: una política pública inconclusa. En C. Cox y J.C. Castillo (Eds.), Aprendizajes de la ciudadanía. Contextos, experiencias y resultados (pp. 145-173). Santiago de Chile: Ediciones Universidad Católica de Chile.
Martuccelli, D. y de Singly, F. (2012). Las sociologías del individuo. Santiago de Chile: LOM.
Mineduc (2016). Orientaciones para la elaboración del Plan de Formación Ciudadana. Ministerio de Educación. Recuperado de http://www.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/19/2016/04/DEG-OrientacionesPFC-intervenible-AReader_FINAL.pdf
Monzón, Y. (2015). Una política educativa: la equidad. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo (RIDE), 5(10). https://doi.org/10.23913/ride.v5i10.110
Mucchielli, A. (2011). Diccionario de Métodos cualitativos en ciencias humanas y sociales. Madrid: Editorial Síntesis.
Muñoz, M.L., López, M., y Assaél, J. (2015). Concepciones docentes para responder a la diversidad: ¿Barreras o recursos para la inclusión educativa? Revista Psicoperspectivas, 14(3), 68-79. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol14-Issue3-fulltext-646
Norris, P. (2003). Young people and political activism: From the politics of loyalties to the politics of choice? En Report for the Council of European Symposium. ‘Young people and democratic institutions: From disillusionment to participation’. Recuperado de https://sites.hks.harvard.edu/fs/pnorris/Acrobat/COE%20Young%20People%20and%20Political%20Activism.pdfg
Pérez, A. (2000). La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata.
Pinar, W. (2014). La teoría del currículum. Madrid: Narcea.
Retamozo, M. (2009). Lo político y la política: los sujetos políticos, conformación y disputa por el orden social. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, 51(206), 69-91.
Reyes-Jedlicki, L., Miranda, C., Santa Cruz, E., Cornejo, R., Núñez, M., Arévalo, A., Hidalgo, F. (2014). Subjetividades y saberes docentes en el sistema educativo chileno: un análisis de las concepciones de formadores de profesores. Estudios Pedagógicos, 40(1), 183-203. https://doi.org/10.4067/S0718-07052014000200011
Rojas, N., y Silva, C. (2016). La migración en Chile. Breve reporte y caracterización. Informe Observatorio Iberoamericano sobre Movilidad Humana, Migraciones y Desarrollo. Recuperado de http://www.extranjeria.gob.cl/media/2016/08/informe_julio_agosto_2016.pdf
Salazar, G., y Pinto, J. (2010). Historia contemporánea de Chile. Tomo I. Santiago: LOM.
Schulz, W., Ainley, J., Frailon, J., Kerr, D. y Losito, B. (2010). ICCS 2009 International Report: Civic knowledge, attitudes, and engagement among lower-secondary school students in 38 countries. International Association for the Evaluation of Educational Achievement. Amsterdam: Author.
Silva, M. (2008). Currículum y Educación Intercultural.En M. Silva (Comp.), Nuestras Universidades y la educación intercultural (pp. 97-103). Santiago de Chile: Universidad de Chile.
Sloam, J. (2016). Diversity and voice: The political participation of young people in the European Union. British Journal of Politics & International Relations, 18(3), 521-537. https://doi.org/10.1177/1369148116647176
Tijoux, M.E., y Córdova, M.G. (2015). Racismo en Chile: colonialismo, nacionalismo, capitalismo. Revista Polis, 14(42), 7-13. https://doi.org/10.4067/S0718-65682015000300001
Touraine, A. (2001). ¿Podemos vivir juntos? Iguales y diferentes. México: FCE.
United Nations (2016). International migration report 2015. Department of Economic and Social Affairs. Nueva York: United Nations.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educación

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



