O nível de inglês alcançado no quinto ano do ensino médio em três escolas públicas da região metropolitana de Lima
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.201902.004Palavras-chave:
Ensino de inglês, escolas públicas, nível de graduação, políticas educacionais, percepção de ensinoResumo
A presente investigação enquadra-se no contexto da educação pública peruana, onde o ensino da língua inglesa tem sido objeto de reformas infrutíferas tendentes a melhorar a situação de esquecimento em que se encontra há décadas. No momento em que o Ministério da Educação lançou uma nova política para garantir que todos os graduados em escolas públicas possam se expressar de maneira eficiente no idioma inglês, é oportuno conhecer a eficácia dessas mudanças. Utilizando dados coletados dos protagonistas, o presente estudo dá conta dos fatores que facilitam ou dificultam sua aplicação, bem como de suas primeiras conquistas, a fim de identificar elementos úteis para a tomada de decisões que garantam a qualidade do ensino de inglês em escolas públicas.
Downloads
Referências
British Council (2015). English in Peru. An examination of policy, perceptions and influencing factors. Recuperado de https://www.britishcouncil.pe/sites/default/files/english_in_peru_may_2015.pdf y http://www2.congreso.gob.pe/Sicr/CenDocBib/con4_uibd.nsf/$$ViewTemplate%20for%20Documentos?OpenForm&Db=0C4E41B6415D91AF05257F3E005ECB39&View=yyy
Congreso de la República del Perú (s.f). Ley General de Educación. Ley 23384. Capítulo I de los Fundamentos de la Educación. Artículo 5. Recuperado de http://www4.congreso.gob.pe/comisiones/1998/educacion/lgendu/cap1.htm
Consejo Nacional de Educación (2005). Hacia un Proyecto Educativo nacional 2006-2021. Lima: Consejo Nacional de Educación. Recuperado de http://www.cne.gob.pe/uploads/proyecto-educativo/versiones/encarte-hacia-un-proyecto-educativo-nacional.pdf
Consejo Nacional de Educación (2017). Revisión de las Políticas Educativas 2000-2015. Lima: Unesco Lima. Recuperado de http://www.cne.gob.pe/uploads/revision-politicas-educativas-2000-2015.pdf
Consejo Nacional de Educación (2018) Proyecto de Educación nacional al 2021. Balance y recomendaciones 2017-2018. Recuperado de http://www.cne.gob.pe/uploads/publicaciones/publicacion/2018/balance-pen-2017-2018.pdf
Cronquist, K. y Fiszbein, A. (2017) El aprendizaje del inglés en América Latina (2017). El Diálogo. Liderazgo para las Américas. Recuperado de https://www.thedialogue.org/wp-content/uploads/2017/09/El-aprendizaje-del-ingl%C3%A9s-en-Am%C3%A9rica-Latina-1.pdf
Ministerio de Educación - Minedu (2003) Ley General de Educación. Ley 28044. Artículo 20°: Educación Bilingüe Intercultural. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/p/ley_general_de_educacion_28044.pdf
Ministerio de Educación - Minedu (2005). Plan Nacional de Educación para Todos 2005-2015, Perú. Hacia una educación de calidad con equidad. Ministerio de Educación. Foro Nacional de Educación para todos. Lima: Minedu.
Ministerio de Educación - Minedu (2012). Marco de Buen Desempeño Docente. Un buen maestro cambia tu vida. Lima: Ministerio de Educación
Ministerio de Educación - Minedu (2014) Lineamientos para la implementación de la enseñanza del idioma inglés en las instituciones educativas públicas de educación básica regular. Recuperado de http://www.drelm.gob.pe/drelm/wp-content/uploads/2015/06/Resolucion_Ingles.compressed.pdf
Ministerio de Educación - Minedu (2015). Inglés, puertas al mundo. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/ingles-puertas-al-mundo/
Mendoza, M. (2015). English Teaching as a Second Language Educational Public Policies. Brief Comparative Study in Colombia, Costa Rica, Mexico and Uruguay. Revista Latinoamericana de Educación Comparada,6(8), 123-135.
Vanden Eynden, M. (1980). Enseñanza de idiomas en la educación peruana. Lexis, 4(2), 179-189.
Zierer-Wu, C. (1981). La situación de la enseñanza de idiomas en el Perú. Boletín AEPE Nº 25. Biblioteca del profesor. Centro Virtual Cervantes. Recuperado de https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/aepe/pdf/boletin_25_14_81/boletin_25_14_81_08.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Educacion

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



