Fatores geradores de sucesso para a gestão do conhecimento por meio da aplicação de um modelo de equações estruturais

Autores

  • Rosa María Romero González Universidad Autónoma de Querétaro (UAQ) - México

    Doctora en Administración por la Universidad Autónoma de Querétaro (UAQ), Docente- Investigador en la Facultad de Informática - UAQ. Miembro de los programas académicos del Doctorado en Tecnologías Educativa y Ciencias Económico Administrativas, y de Licenciatura en Ingeniería de Software, Ingeniería en Computación e Informática. Escritora de artículos sobre gestión del conocimiento y gestión de la tecnología.

DOI:

https://doi.org/10.18800/educacion.201902.009

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, fatores de sucesso, processos, transmissão de conhecimento

Resumo

O objetivo foi analisar como o conhecimento em uma instituição de ensino superior é gerido pela análise de um modelo de equações estruturais. A pesquisa foi realizada com base proposto por Molina e Marsal (2002) modelo, analisando o envolvimento da alta administração, cultura organizacional, competências de gestão, tecnologia, processos de gestão do conhecimento e indicadores. O questionário consistia em 34 perguntas em escala de Likert. Cronbach coeficiente alfa obtidos para os seis variáveis foi 0,948. Observou-se que os gerentes de integrar e gestão de conhecimento de suporte, os participantes são considerados responsáveis por suas próprias informações. Através da análise de uma equação estrutural modelar a influência das variáveis observadas na variável em estudo identificou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Argote, L. (1999). Organizational learning: creating, retaining and transferring knowledge. Boston, US: Kluwer Academic Publishers.

Byrne, B. M. (2010). Multivariate applications series. Structural equation modeling with amos: basic concepts, applications, and programming. (2nd. ed.). Nueva York, US: Routledge/Taylor & Francis Group.

Cabero, A. J., Ballesteros, R. C. y López M. E. (2015). Los mapas conceptuales interactivos como recursos didácticos en el ámbito universitario. Revista Complutense de Educación, 26, 15-31. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.43791

De Freitas, V. y Yaber, G. (2015). Una taxonomía de los factores clave de éxito en la implantación de sistemas de gestión del conocimiento en instituciones de educación superior. GECONTEC: Revista Internacional de Gestión del Conocimiento y la Tecnología, 3(1), 69-86.

Digman, L. A. (1990). Strategic management: concepts, decisions, cases. (2nd. Ed.). Boston, US: Homewood, Ill.: BPI/Irwin.

Fernández, M. M. (2015). Los portales del conocimiento en las organizaciones contemporáneas. e-Ciencias de la Información, 5(1), 1-18. doi: https://doi.org/10.15517/eci.v5i1.17036

Grace, J. B. (2006). Structural equation modeling and natural systems. Nueva York, US: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511617799

Gujarati, N. D. y Porter, C. D. (2009). Econometría. (5a. ed.). México, D. F.: McGraw-Hill.

Gutiérrez-Doña, B. (2008). Cuaderno metodológico 2: modelos lineales estructurales: conceptos básicos, aplicaciones y programación con LISREL. San José, CR.: Instituto de Investigaciones Psicológicas.

Hartwick, J. y Barki, H. (2001). Interpersonal conflict and its management in information system development. MIS Quarterly,25(2), 195-228. https://doi.org/10.2307/3250929

Herrera, C. J. F. y Giraldo, V. O. L. (2010). Apropiación de conocimiento entre instituciones privadas de educación: transferencia del proyecto cup2 de uniandes a uniminuto. Journal of Information Systems and Technology Management. 7(1), 33-70. https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000100002

Kline, B. R. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. (3ra. ed.). Nueva York, US: The Guilfors Press.

Knowledge Master. (2007). El puesto de trabajo del Gestor del Conocimiento. Recuperado de http://conceptmaps.it/KM-KnowledgeManagerJob-esp.htm

Ko, D. G., Kirsch, L. J. y King, W. R. (2005). Antecedents of knowledge transfer from consultants to clients in enterprise system implementations. Management Information System Quarterly, 29(1), 59-85. https://doi.org/10.2307/25148668

López, D., Marulanda, C. E. y López M. (2015). Métricas de valoración de la gestión del conocimiento para las pequeñas y medianas empresas del sector tecnologías de información en el triángulo del café en Colombia. Información Tecnológica, 26(3), 173-183. https://doi.org/10.4067/S0718-07642015000300020

Manzano, P. A. y Zamora, M. S. (2009). Sistema de ecuaciones estructurales: una herramienta de investigación. Cuaderno técnico 4. México: Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior, A.C. (Ceneval).

Molina, J. L. y Marsal, S. M. (2002). La gestión del conocimiento en las organizaciones. Colección de Negocios, Empresa y Economía. Libros en red.

Schumacker, R. E. y Lomax, R. G. (2010). A beginner’s guide to structural equation modeling (3a. ed.). Nueva York, US: Taylor and Francis Group, LLC.Secretaría de Educación Pública (2015). Transferencia de conocimientos y tecnología. Recuperado de http://dgeta.sems.gob.mx/es/dgeta/transferencia_tecnologica1

Sik-Yum, L. (2007). Structural equation modeling. A bayesian approach. Chichester, England: John Wiley & Sons Ltd.

Ullman, B. J. (2006). Structural equation modeling: reviewing the basics and moving forward. Journal of Personality Assessment, 87(1), 35–50. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa8701_03

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Romero González, R. M. (2019). Fatores geradores de sucesso para a gestão do conhecimento por meio da aplicação de um modelo de equações estruturais. Educacion, 28(55), 182–202. https://doi.org/10.18800/educacion.201902.009

Edição

Seção

Artículos