Estratégias metodológicas em educação ambiental. Estudo de caso de uma professora de ciências naturais de uma instituição pública de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202201.010Palavras-chave:
Estratégias metodológicas, Educação ambiental, Abordagem ambientalResumo
A pesquisa faz parte da abordagem ambiental que as instituições de ensino devem abordar diante da urgência que existe para agir e assumir compromissos ambientais para ameaças ambientais locais, regionais e globais. Em seguida, cabe ao professor aplicar estratégias metodológicas na formação ambiental. A pesquisa nos fornecerá informações sobre as ações que o professor vem tomando de sua área de aprendizagem e ser capaz de identificar as estratégias aplicadas para identificar e analisar um problema ambiental de seu meio ambiente para promover a conscientização ambiental nos alunos.
Downloads
Referências
Audirac, C. (2011). Sistematización de la Práctica Docente. Trillas
Cristóbal, C. y García, H. (2013). La indagación científica para la enseñanza de las ciencias. Horizonte de la Ciencia, (3), 99-104. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2013.5.81
Díaz, F. (2006). Enseñanza Situada: vínculo entre la escuela y la vida. McGraw-Hill.
Díaz, F. y Hernández, G. (2010). Capítulo 5: Las estrategias de enseñanza en la promoción de aprendizajes significativos. En Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. McGraw Hill.
Fensham, P y Hunwick, J. (1996). Programa de Formación en Educación Ambiental para futuros profesores y asesores de ciencias de enseñanza secundaria. Grafillés.
Isaac, M. (2014). Coherencia pedagógica y práctica docente en la educación superior. Universidad Militar Nueva Granada.
Meinardi, E., Revel, A. y González, E. C. (1998). Teoría y práctica de la educación ambiental. Aiquer Grupo Editor S.A.
Ministerio de Educación (2007). Guía para de recursos educativos. Metrocolor S.A
Ministerio de Educación (2014). Manual de elaboración de Proyectos Educativo Ambientales. Ministerio de Educación.
Ministerio de Educación (2015). Rutas de aprendizajes: ¿Qué y cómo aprenden nuestros estudiantes? Graphics Perú S.A.
Ministerio de Educación (2016). Enfoque Ambiental. www.minedu.edu.gob
Ministerio de Educación (2017). Manual para desarrollar capacidades emprendedoras y abordar el diseño de planes de negocio desde el aula: Área curricular de Educación para el Trabajo en Jornada Escolar Completa. http://jec.perueduca.pe/?page_id=1115
Ministerio del Ambiente (2012). Política Nacional de Educación Ambiental. https://sinia.minam.gob.pe/documentos/politica-nacional-educacion-ambiental#:~:text=La%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de%20Educaci%C3%B3n,competitiva%2C%20inclusiva%20y%20con%20identidad
Ministerio del Ambiente (2021). Política Nacional del Ambiente al 2030. https://cdn.www.gob.pe/uploads/document/file/2037169/POLITICA%20NACIONAL%20DEL%20AMBIENTE%20AL%202030.pdf.pdf
Pardo, A. (1995). Cuadernos de Educación: La educación ambiental como proyecto. Horsori.
Sevillano, M. (Coord.) (1995) Capítulo 1 Estrategias de enseñanza aprendizaje. En Estrategias de enseñanza y aprendizaje con medios y tecnología (pp. 3-34). Centro de Estudios Ramos Arnes, S.A.
Tobón, S. y González, M. (2010). ¿Cómo abordar el modelo de competencias? En la Práctica Docente. MGMG.
Unesco (2012). Educación para el Desarrollo Sostenible. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, Ciencia y Cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educacion

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



