Significados da metodologia de pesquisa em programas de doutorado em educação: uma exploração a partir de sua componente curricular

Autores

  • José Jiménez Mora Universidad de Guadalajara https://orcid.org/0000-0003-4120-8724

    Maestro en Investigación en Ciencias de la Educación por la Universidad de Guadalajara, colabora como asesor de posgrado en esa casa de estudios y es profesor de la Secretaría de Educación Pública de México.
    Correo electrónico: pepe_dw@hotmail.com

  • María Moreno Bayardo Universidad de Guadalajara https://orcid.org/0000-0002-0017-7047

    Doctora en Educación por la Universidad Autónoma de Guadalajara, profesora investigadora de tiempo completo en la Universidad de Guadalajara; miembro del Sistema Nacional de Investigadores en el Nivel II y del Consejo Mexicano de Investigación Educativa.
    Correo electrónico: gpemor98@ hotmail.com

  • José de la Cruz Torres Frías Universidad de Guadalajara https://orcid.org/0000-0002-0708-2745

    Doctor en Educación por la Universidad de Guadalajara. Investigador y formador en el Centro Universitario de los Valles de la Universidad de Guadalajara. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores en el nivel I.
    Correo electrónico: cruzfrias@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.18800/educacion.202301.007

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Significados, Discurso acadêmico, Programas de doutorado em educação

Resumo

Este artigo discute os significados do conceito de metodologia de pesquisa, infe-ridos a partir da revisão dos planos e programas de estudo de três programas de doutorado em educação no México. Esses programas possuem professores comprometidos com processos de pesquisa e várias gerações de alunos formados. O documento apresenta uma análise dos planos e programas, com base na delimitação e interpretação das unidades de conteúdo presentes no discurso curricular, relacionadas ao conceito de metodologia de pesquisa. São apresentadas constatações sobre os significados atribuídos em cada programa de doutorado a elementos-chave desse conceito, bem como um olhar comparativo entre os três programas, no contexto do estudo da formação para a investigação educacional. Como resultado, foram encontradas nove grandes atribuições de sentido ao conceito, com diferentes níveis de afinidade entre os programas. As concepções de que a metodologia de pesquisa é mais uma lógica de geração de conhecimento do que uma definição de técnicas, bem como o fato de que esta compreende bases epistemológicas para métodos particulares, são compartilhadas em todos os programas. Além disso, em todos os programas é mantido o caráter da metodologia de pesquisa como objeto de conhecimento e treinamento em constante evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguilera, R. (2011). Identidad y diferenciación entre Método y Metodología. Estudios Políticos, (28), 81-103.

Alberteris, O., Estrada, P., & Cañizares, V. (2019). Inserción progresiva en la comunidad discursiva de las ciencias con y desde el idioma extranjero en el contexto universitario cubano. Opuntia Brava, 11(4), 183-198. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/862/901

Bernete, F. (2013). Análisis de contenido. En A. Lucas y A. Noboa (coords.), Conocer lo social. Estrategias, técnicas de construcción y análisis de datos (pp. 221-261). Fragua. https://eprints.ucm.es/id/eprint/24160/1/Bernete%20(2013b).pdf

Bolívar, A. (2004). Análisis crítico del discurso de los académicos. Revista Signos, 37(55), 7-18. https://doi.org/10.4067/S0718-09342004005500001

Concepción, D., González, E., García, R., & Miño, J. (2019). Metodología de la investigación: origen y construcción de una tesis doctoral. Revista Científica de la UCSA, 6(1), 76-87. https://revista.ucsa-ct.edu.py/ojs/index.php/ucsa/article/view/2/2

Díaz, C. (2018). Investigación cualitativa y análisis de contenido temático. Orientación intelectual de Revista Universum. Revista General de Información y Documentación, 28(1), 119-142. https://revistas.ucm.es/index.php/RGID/article/view/60813/4564456547606

Gugliano, A., & Robertt, P. (2010). La enseñanza de las metodologías en las ciencias sociales en Brasil. Cinta Moebio, 38, 61-71. https://www.scielo.cl/pdf/cmoebio/n38/art04.pdf

Guzmán, M., & García, J.M. (2016). Determinantes que afectan la enseñanza de la metodología de las ciencias sociales: un estado del arte. Perfiles Educativos, 38(153), 51-64. http://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v38n153/0185-2698-peredu-38-153-00051.pdf

Hall, B., & López, M.I. (2011). Discurso académico: manuales universitarios y prácticas pedagógicas. Literatura y Lingüística, (23), 167-192. https://scielo.conicyt.cl/pdf/lyl/n23/art10.pdf

López, E. (2016). Crisis en la enseñanza de la metodología cualitativa. Andamios, 13(31), 109-127. http://www.scielo.org.mx/pdf/anda/v13n31/1870-0063-anda-13-31-00109.pdf

Moreno, M.G.; Jiménez, J., & Ortiz, V. (2011). Culturas académicas, prácticas y procesos de formación para la investigación en doctorados en educación. Universidad de Guadalajara.

Moreno, M., Torres, J.C., & Jiménez, J. (2014). El discurso de los lectores académicos como mediación para formar investigadores en el posgrado. Universidad de Guadalajara.

Pardo, N. (2007). Niveles de organización del significado en el discurso. Discurso y Sociedad, 1(1), 85-115. http://www.dissoc.org/ediciones/v01n01/DS1(1)PardoAbril.pdf

Touriñán, J.M., & Sáez, R. (2006). La metodología de investigación y la construcción del conocimiento de la educación. Revista Galega do Ensino, 14(48), 89-130. http://webspersoais.usc.es/export9/sites/persoais/persoais/josemanuel.tourinan/descargas/MGIA_INV.pdf

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Jiménez Mora, J., Moreno Bayardo, M., & Torres Frías, J. de la C. (2023). Significados da metodologia de pesquisa em programas de doutorado em educação: uma exploração a partir de sua componente curricular. Educacion, 32(62), 161–184. https://doi.org/10.18800/educacion.202301.007

Edição

Seção

Artículos