Software educativo para a formulação de projectos de investigação
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202302.A007Palavras-chave:
Aprendizagem, Software educativo, Matriz de consistência, SistproyResumo
Este artigo apresenta os resultados da implementação do software educacional chamado Sistproy no aprendizado de estudantes universitários de disciplinas de pesquisa a partir do desenvolvimento da matriz de consistência e matriz de resultados orientada para a formulação de projetos de tese de tipo básico, aplicado e tecnológico. A pesquisa quantitativa utilizou uma amostra de 39 estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Continental inscritos no Workshop de Pesquisa I, que foram selecionados por amostragem de conveniência não aleatória e depois classificados em grupos experimentais e de controle. Conclui-se que o uso do software educacional melhora o aprendizado dos alunos, detectando superioridade nas notas obtidas e notáveis avanços na elaboração do projeto de tese.
Downloads
Referências
Almaguel Guerra, A., Alvarez Mora, D., Pernía Nieves, L. A., Mota Pimentel, G. J., & Coello León, C. (2016). Software educativo para el trabajo con matrices. Revista Digital: Matemática, Educación e Internet, 16(2), 1–12. https://core.ac.uk/download/pdf/95360099.pdf
Alvarado, M. & Finol de Govea, A. (2019). Diseño de un software para la enseñanza de Inglés Técnico en Ingeniería: enfoque teórico de su elaboración. Revista Académica UC Maule, 57, 39–62. https://doi.org/10.29035/ucmaule.57.39
Ariza, A. M. G., Perez, Y. G., & Lanzone, C. M. (2022). La enseñanza, el aprendizaje y el conocimiento científico desde la perspectiva de futuros profesores de Ciencias Naturales. Educación, 31(60), 1-17.
https://doi.org/10.18800/educacion.202201.009
Battaglia, N., Neil, C., De Vincenzi, M., & Martínez, R. (09- 10 de junio de 2016). UAICase: Integración de un Entorno Académico con una Herramienta CASE en una Plataforma Virtual Colaborativa. Actas del XI Congreso de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, pp. 123-131, https://lc.cx/bfMzzT
Bruner, J. (1972). Hacia una teoría de la Instrucción. Hispano Americana.
Caccuri, V. (2013). Educación con TICS. Fox Andina.
Cacheiro González, M., Sánchez Romero, C. & González Lorenzo, J. (2016). Recursos tecnológicos en contextos educativos. UNED.
Cegarra, J. (2004). Metodología de la Investigación Científica y Tecnológica. Diaz de Santos.
Couoh Novelo, M. A. (2021). Evaluación de usabilidad en herramientas de aprendizaje colaborativo en dispositivos móviles para ambientes virtuales educativos. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(22), e222. https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.931
Fernández Aedo, R. & Delavaut Romero, M. (2008). Educación y tecnología: un binomio excepcional. Grupo Editor K.
Gaona Jiménez, S. M., & Guerrero Ramírez, S. L. (2022). GeoGebra para el aprendizaje de modelación matemática en ingeniería: estudio de caso (modalidad en línea). RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(24). https://doi.org/10.23913/ride.v12i24.1228
García, W. E. V., & Rodríguez, L. M. V. (2015). Software educativo para lograr aprendizajes significativos en el área de matemática. UCV-HACER: Revista de Investigación y Cultura, 4(2), 38-45.
Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, M. (2014). Metodología de la Investigación (6ª Ed.). Mc Graw Hill Education.
Hoyos, E. A., Acosta, C. A., Aristizábal, J. H., Mesa, M., Trujillo, C. A., Rincón, J. A., Gutiérrez, A. & Jaime, A. (2021). Influencia de un software educativo en la consolidación del aprendizaje de superficies cuádricas. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (49), 123-142. https://doi.org/10.17227/ted.num49-9574
Huaricachi, K. R., Landa, Y. R., & Trujillo, M. S. (2022). Las estrategias de enseñanza en los procesos de interacción de estudiantes de primaria. Educación, 31(60), 1-16. https://doi.org/10.18800/educacion.202201.012
Jalón Arias, E. J., & Albarracín Zambrano, L. O. (2021). Software educativo para la enseñanza aprendizaje de operaciones con matrices en estudiantes del bachillerato. Revista Conrado, 17(79), 323-327.
Machaca-Huamanhorcco, E. (2022). Aplicación de Kahoot como herramienta educativa para la enseñanza. Educación, 31(61), 116-128.
https://doi.org/10.18800/educacion.202202.006
Navarro del Toro, G. J. (2021). Aplicación de software matemático en carreras de ingeniería. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 11(22). https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.954
Papert, S. (1987). Desafío de la mente: Computadoras y educación. Galápago.
Parra Bernal, L., & Rengifo Rodríguez, K. (2021). Prácticas pedagógicas innovadoras mediadas por las TIC. Educación, 30(59), 237-254.
https://doi.org/10.18800/educacion.202102.012
Piaget, J. (1985). Psicología y Pedagogía. Ariel.
Reyes Domínguez, J. M., Boza Torres, P. E., Liriano Leyva, O., Fonseca González, R. L., & Pérez Sánchez, Y. (2022). Software educativo para la asignatura estadística general, nivel técnico medio. Multimed, 26(3), e2282. https://bit.ly/3ZFJzwf
Rodríguez, Y. D., Rodríguez, Y. D., Pérez, S. M. P., Polanco, M. R., & Perdomo, R. E. (2021). Software educativo de matemática para estudiantes de Vigilancia y Lucha Antivectorial. Revista de Ciencias Médicas de Pinar del Río, 25(5), e5074. http://scielo.sld.cu/pdf/rpr/v25n5/1561-3194-rpr-25-05-e5074.pdf
Umpiérrez Oroño, S., Cabrera Abreu, D., & Arrambide, P. B. (2021). Innovación didáctica para la formación de profesorado. Educación, 30(59), 294-314. https://doi.org/10.18800/educacion.202102.015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educacion

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



