A Narrativa do Surdo como Base para a Construção de uma Pedagogia da Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18800/educacion.202402.A002Palavras-chave:
Identidade surda, Adulto surdo, Língua de sinais chilena, Cultura surdaResumo
A educação cultural-linguística dos surdos tem sido pouco incorporada à realidade educacional chilena; faz apenas uma década que os adultos surdos foram incluídos em salas de aula com uma didática voltada para a cultura auditiva. O objetivo desta pesquisa é investigar as narrativas dos surdos para desenvolver uma proposta pedagógica apoiada nas epistemologias surdas. O instrumento aplicado foi uma entrevista semiestruturada com 15 pessoas surdas em língua de sinais chilena. Posteriormente, as informações coletadas foram analisadas com o software Atlas.ti, considerando codificação aberta e axial. Os resultados indicam que uma proposta pedagógica voltada para os surdos deve considerar os seguintes aspectos: identidade surda, língua de sinais chilena e um contexto educacional seguro. Por fim, as conclusões revelam que essas propostas pedagógicas devem integrar uma pedagogia com perspectiva experiencial surda.
Downloads
Referências
Arias-Cardona, A. M. & Alvarado-Salgado, S.V. (2015). Investigación narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. Revista CES Psicología, 8(2), 171-181.
Bautista, P. (2011). Proceso de la Investigación Cualitativa. Epistemología, Metodología y Aplicaciones / Qualitative Research Process, Epistemology, Methodology and Applications. El Manual Moderno.
Becerra Sepúlveda, C. (2020), Inclusión e interculturalidad para la cultura sorda: caminos recorridos y desafíos pendientes. IE, Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 11(e792), 1-23, https://doi.org/10.33010/ie_rie_rediech.v11i0.792
Comisión Sistema Nacional de Certificación de Competencias Laborales- Chile-valora. (2018). Perfil Competencia Co-Educador(a) Sordo(a) de Lengua de señas Chilena y Cultura Sorda https://certificacion.chilevalora.cl/ChileValora-publica/perfilesEdit.html?paramRe-quest=1614&bsearch=&bsector=8&bsubsector=285&barea=286&bcentro=-1&bperfil=-1&resultados_length=10#
Cruz-Aldrete, M. (2021). El programa Aprende en casa ¿una estrategia que exclu-ye a los usuarios de lenguas minoritarias? Educación, 30(59), 46-64. https://doi.org/10.18800/educacion.202102.003
Cue, K., Pudans-Smith, K., Wolsey, J.-L., Wright, S. J. & Clark, M. D. (2019). The odyssey of deaf epistemology: A search for meaning making, American Annals of the Deaf, 164(3), 395-422. https://doi.org/10.1353/aad.2019.0017
Freire, P. (1999). La importancia de leer y el proceso de liberación. Siglo XXI.
Hauser, P., O’hearn A., Mckee, M., Steider, A., & Thew, D. (2010). Deaf Episte-mology: Deafhood and Deafness. American Annals of the Deaf, 154(5), 486-492. https://www.jstor.org/stable/26235009
Holcomb, T. K (2010). Deaf Epistemology: The Deaf Way of Knowing. American Annals of the Deaf, 154(5), 471- 478. https://doi.org/10.1353/aad.0.0116
Humphries, T. (1977). Communicating across cultures (deaf-hearing) and language learning. [Tesis de doctorado]. Union Institute and University.
Kusters, A., De Meulder, M., & O’Brien, D. (2017). Innovations in deaf studies: Critically mapping the field. In A. Kusters, M. De Meulder & D. O’Brien (Eds.), Innovations in deaf studies: The role of deaf scholars (pp. 1-91). Oxford University Press.
Ladd, P. (2003). Understanding deaf Culture. In Search of Deafhood. Multilingual Mat-ters.
Ladd, P. (2022). The Unrecognized Curriculum: Seeing Through New Eyes: Deaf Cultures and Deaf Pedagogies. Dawn Sign Press.
Lara, J., & Schmidt, R. (2018). Método vivencial de lectoescritura para adultos, Revista Internacional de Aprendizaje, 5(1), 81-95.
https://doi.org/10.18848/2575-5544/CGP/v05i01/81-95
Ley 20.422, Establece normas sobre igualdad de oportunidades e inclusión social de personas con discapacidad. Diario oficial República de Chile, 10 de febrero de 2010. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1010903
Ley 21.303. Modifica la ley n.o 20.422, que establece normas sobre igualdad de oportunidades e inclusión social de personas con discapacidad, para promover el uso de la lengua de señas. Diario oficial de la República de Chile, 21 de enero de 2021. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1154963
Mitchell, W. J. T (2009). Teoría de la imagen. Akal.
Moores, D. F., & Paul, P. V. (2012). Retrospectus and Prospectus. In D. F. Moores & P. V. Paul (Eds.), Deaf Epistemologies: Multiple Perspectives on the Acquisition of Knowledge (pp. 255-258). Gallaudet University Press. https://doi.org/10.2307/j.ctv2rh281r.17
Muñoz, K. (2019). Valoración de la sordera como base para la generación de conocimiento pedagógico [Tesis de doctorado inédita]. Universidad de la Frontera.
Muñoz, K. (2020). Comunidad sorda. Desarrollo desde una nueva construcción social. Polyphōnia. Revista de Educación Inclusiva, 4(2), 218-234.
Muñoz, K., & Sánchez, A. (2017). Hacia la comprensión del fenómeno de la Sordedad: Habitus como propuesta epistemológica. Atenea, 516, 247-258. https://doi.org/10.4067/S0718-04622017000200247
Muñoz Vilugrón, K. A., Rodríguez Ponce, S. L., & Bachmann Vera, D. A. (2023). Las epistemologías sordas pensadas desde las experiencias con la otredad. Areté, 23(2), 1-7. https://arete.ibero.edu.co/article/view/art.23201
Peluso, L. (2010). Sordos y Oyentes en un liceo común. Investigación e intervención en un contexto intercultural. Psicolibros/ UdelaR.
Romano, V. (27 al 30 de noviembre de 2013). Identidad narrativa en la población sorda. Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. XX Jornadas de Investigación. Noveno Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR”, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina. https://www.aacademica.org/000-054/104
Skliar, C. (2017). Pedagogías de las diferencias. Noveduc.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



