Inovação no ensino para treinamento de professorado

Autores

  • Silvia Umpiérrez Oroño Universidad de la República https://orcid.org/0000-0003-3341-9687

    Licenciada en Ciencias Biológicas por la Universidad de la República, Máster y Doctora en Educación por la Universidad ORT, Uruguay. Directora del Instituto de Formación Docente de San José, del Consejo de Formación en Educación, de la Administración Nacional de Educación Pública, Uruguay.
    Correo electrónico: sumpierrez16@gmail.com

  • Delma Cabrera Abreu Centro Latinoamericano de Economía Humana https://orcid.org/0000-0002-8506-4489

    Profesora de Biología, Magíster en Enseñanza de las Ciencias en Educación Media por CLAEH y en Educación, Sociedad y Política por FLACSO. Directora y docente efectiva del Instituto de Formación Docente efectiva del Instituto de Formación Docente de San José y del Profesorado Semipresencial, del Consejo de Formación en Educación, de la Administración Nacional de Educación Pública, Uruguay.
    Correo electrónico: delmacabrera@gmail.com

  • Paola Bruccoleri Arrambide Universidad de la República https://orcid.org/0000-0003-1012-8000

    Analista Programadora, egresada de la Universidad de la República y Tester de software; ha realizado especializaciones y cursos relacionados con las tecnologías digitales y la educación. Docente del Instituto de Formación Docente de San José, del Consejo de Formación en Educación, de la Administración Nacional de Educación Pública, Uruguay.
    Correo electrónico: pbruccoleri@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.18800/educacion.202102.015

Palavras-chave:

Inovações educacionais, Formação de professores, Didática, Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

O trabalho valoriza uma inovação com as TIC na prática pré profissional na formação de professores. Foram organizadas seis instâncias quase experimentais nas quais formadores didáticos com alunos realizaram análises e reflexões em un idades de filme 360 °. Nessas instâncias foram realizadas três observações não participantes, questionários (n = 39), sete entrevistas semiestruturadas e um estudo documental de seis produções dos participantes (professores e alunos). Eles valorizaram os d ispositivos (unidades de filme) por constituírem um ambiente de aprendizagem de baixo risco, fomentando a colaboração entre os alunos e adaptando se aos horários disponíveis. Os dispositivos gerados constituem uma ferramenta de aprendizagem que adquire val or mais pela intervenção didática que se realiza com eles do que pelas suas características técnicas.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Umpiérrez Oroño, S., Cabrera Abreu, D., & Bruccoleri Arrambide, P. (2021). Inovação no ensino para treinamento de professorado. Educacion, 30(59), 294–314. https://doi.org/10.18800/educacion.202102.015

Edição

Seção

Artículos