Eficiencia de gastos en educación y aprendizaje por los estados de Brasil: un estudio con análisis envolvente de datos

  • Leonardo Flach Federal University of Santa Catarina

    Pós-doutor em Contabilidade e Finanças e pesquisador Visitante pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). Professor da graduação, mestrado e doutorado em Contabilidade na UFSC. Doutor em Administração (UFRGS), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Alemanha). Recebeu o prêmio Edmon Nader de melhor monografia no término do curso de graduação. Entre as publicações, encontram-se artigos em congressos renomados e em periódicos qualificados como A1, A2 e B1. Teve a oportunidade de fazer o doutorado sanduíche na Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin/ Alemanha). Em 2012, recebeu o 1º lugar no Prêmio Nacional Jabuti 2012 (Câmara Brasileira do Livro) na Área de Administração, Economia e Negócios, com capítulo de livro baseado em sua tese de doutorado. Presidente do Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, e membro do Conselho Universitário. É membro da Comissão Permanente de Cultura da UFSC, revisor da Journal of International Business and Economy, Revista de Administração Pública, Revista Base de Administração e Contabilidade.

  • Luísa Karam de Mattos Federal University of Santa Catarina

    Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing Estratégico pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. Assistente em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

  • Anderson Renan Will Federal University of Santa Catarina

    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Analista Judiciário - Esp. Contabilidade da Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC).

  • Lucas Facciuto Roschel Federal University of Santa Catarina

    Contador (Universidade Federal de Santa Catarina). Estudiante de Máster de Contabilidad (Universidade Federal de Santa Catarina).

Palabras clave: gestión pública, educación, análisis envolvente de datos, eficiencia de costos

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo demostrar el grado de eficiencia alcanzado por los estados brasileños en la asignación de recursos públicos para la educación. En el método de investigación, nosotros utilizamos análisis estadísticos multivariados, con Análisis de Envoltura de Datos y Regresión Múltiple, con datos de 2001 a 2011. Los resultados muestran que algunos estados lograron buenas eficiencias, como Minas Gerais y Rio Grande do Sul. Estos estados lograron conciliar gastos razonables con buenas puntuaciones en evaluaciones y pruebas de educación. Maranhão y Pará tuvieron puntuaciones insatisfactorias en la enseñanza, pero también tenían un menor gasto público. Por lo tanto, en este estudio nos centramos en el gasto público en la educación brasileña. Y los resultados muestran el grado de eficiencia en gasto público y resultados educativos, utilizando varias variables y periodos de tiempo.

Descargas

El artículo aún no registra descargas.
Cómo citar
Flach, L., Karam de Mattos, L., Renan Will, A., & Facciuto Roschel, L. (2017). Eficiencia de gastos en educación y aprendizaje por los estados de Brasil: un estudio con análisis envolvente de datos. Contabilidad Y Negocios, 12(23), 111-128. Recuperado a partir de https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/contabilidadyNegocios/article/view/19355